SóProvas


ID
4945510
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A informação sobre nascidos vivos é indispensável para a construção de indicadores demográficos e de saúde, como o cálculo da taxa bruta de infecção por cárie dentária ou o índice geral de câncer de boca por mil habitantes.
II. Entre os objetivos do SUS, não se inclui a realização de ações de identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
III. Avaliar o impacto dos programas de vacinação é uma atitude contrária aos objetivos da vigilância epidemiológica.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva I - ERRADA - Não há correlação entre o índice demográfico com avaliação de taxa bruta de infecção por cárie ou associada ao câncer bucal.

    Assertiva II - ERRADA - É objetivo do Sistema Único de Saúde; Lei 8080/90 SUS, Título II - Capítulo I, Artigo 5, Inciso I.

    Assertiva III - ERRADA - Faz parte dos objetivos da vigilância epidemiológica avaliar os impactos do programa de imunização populacional.

  • O uso dos indicadores demográficos nos permite conhecer as características de uma determinada população e sua evolução ao longo do tempo no território. São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Sistema Estadual de Análise de Dados (SEAD) são instituições que disponibilizam a população informações relacionadas à situação demográfica, socioeconômica, saúde, trabalho, entre outras – sendo, portanto, importante fonte para pesquisas relacionadas.