SóProvas


ID
494560
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O dispositivo cuja principal função é possibilitar a conexão entre redes de computadores similares denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Questão muito vaga, que possibilita diferentes interpretações.
    Um hub (concentrador) possibilita a conexão de diferentes computadores em uma mesma rede. Um switch (selecionador) possibilita a conexão de diferentes computadores de diferentes redes. Um gateway (caminho de conexão) possibilita a conexão de redes diferentes. Um router (roteador) possibilita o direcionamento de pacotes de dados em redes homogêneas ou heterogêneas. As bridges (pontes) possibilitam a conexão entre redes, que poderão ser similares ou diferentes.
    Portanto, a menos errada é a letra E.
  • Opção CORRETA, letra "E".
    Na verdade, a "menos errada". Tanto que acabei me confundindo.
    Tive de pesquisar. O resultado segue resumido abaixo.

    Gateway (Portais): Permite a comunicação entre diferentes arquiteturas de rede. Eles captam os dados de uma rede e os remontam, de modo que cada rede possa compreender os dados da outra. O gateway é um interprete que pode ser utilizado para conectar sistemas que não usam as mesmas, por exemplo, arquitetura, regulamentos e regras de comunicação. É a máquina que converte os dados entre origem e destino, pra um formato compatível e comum de comunicação. .

    Hub (concentrador): São equipamentos que conectam computadores entre si, por meio das várias portas que possuem para a conexão com os componentes da rede. Um único pacote de dados enviado através de um HUB é distribuído igualmente para todos os computadores a ele conectados. Permite centralizar a conexão de rede num equipamento que, transmitirá os dados da máquina de origem pra todas as portas, sendo que, apenas a máquina de destino pega o pacote.

    Bridges (pontes): Transfere dados entre vários segmentos de rede que usam o mesmo protocolo de comunicação. Ela envia um sinal de cada vez. Se um pacote de destinar a um computador do mesmo segmento emissor, a ponte manterá o pacote nesse segmento. Se o pacote se destinar a outro segmento, ela o enviará para esse segmento.
    A medida que o tráfego passa pela ponte, as informações sobre os endereços dos computadores emissores são armazenadas na memória da ponte. A medida que mais dados são enviados, ela constrói uma tabela que identifica cada computador e o seu local nos segmentos de rede e assim verifica onde está o destinatário dos dados. Por meio deste equipamento é possível, por exemplo, ter mais computadores na rede, dividir uma rede sobrecarregada.

    Switches (comutadores): Oferecem uma conexão mais direta entre os computadores de origem e de destino. Quando um computador recebe um pacote de dados, ele cria uma conexão interna separada, ou segmento, entre duas de suas portas e encaminha o pacote somente à porta apropriada do computador de destino, com base nas informações do cabeçalho de cada pacote. Isso isola a conexão das outras portas e fornece aos computadores de origem e de destino acesso à largura de banda total da rede. O switch faz circuitos virtuais entre as portas, sendo que, quando um emissor envia um pacote, ele comuta o mesmo para somente a porta de destino (diferente do Hub, que faz ara todas).

    Router (roteador): É um dispositivo que, ao transferir os dados entre diferentes segmentos de rede, "examina" o cabeçalho de cada pacote de dados e a localização de seu destinatário na rede para determinar o melhor caminho para seu envio . O roteador "sabe" o caminho de todos os segmentos de rede acessando as informações armazenadas na tabela de roteamento. Os roteadores permitem que todos os usuários da rede compartilhem uma única conexão com a Internet ou uma rede de longa distância.
  • Vejamos com o auxílio de ilustrações...

    Gateway
    É uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos de gateway podem ser os routers e firewalls, já que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede. Depreende-se assim que o gateway tenha acesso ao exterior por meio de linhas de transmissão de maior débito, para que não constitua um estrangulamento entre a rede exterior e a rede local. E, neste ponto de vista, estará dotado também de medidas de segurança contra invasões externas, como a utilização de protocolos codificados.
    Cabe igualmente ao gateway traduzir e adaptar os pacotes originários da rede local para que estes possam atingir o destinatário, mas também traduzir as respostas e devolvê-las ao par local da comunicação.



    Hub – Os hubs são usados para ligar os vários dispositivos que compõem uma rede, computadores, impressoras ou outros. o termo hub é usado para referir um dispositivo de rede que liga os computadores entre si, mas na realidade ele serve também de repetidor, isto porque ele passa ou repete toda a informaçãoque recebe para todas as suas portas.
    Os hubs podem ser usados para estender um rede, mas isso faz com que circule na rede tráfego desnecessário, já que ele envia mesma informação para todos os dispositivos de rede.
    São perfeitamente viáveis para redes pequenas, no entanto, nas redes em que o tráfego seja intenso é altamente aconselhável substituir o hub por um switch.

    Tráfego numa rede com hub

    Tráfego numa rede com hub

    Switch – Tal como o hub, o switch liga vários segmentos de uma rede, mas com uma diferença deveras importante: enquanto que um hub distribui a informação por todas as portas simultaneamente, o switch estabelece uma ligação directa entre o dispositivo transmissor e o dispositivo receptor.
    É muito vulgar encontrarmos hubs e switches na mesma rede. O hub aumenta a capacidade de rede fornecendo mais portas de ligação, o switch além disso também segmenta a rede em secções menores e menos congestionadas.

    Tráfego numa rede com switch

    Tráfego numa rede com switch

    Bridge - Uma bridge é um dispositivo capaz de dividir uma rede em sub-redes com o objectivo de reduzir tráfego ou compatibilizar diferentes padrões de redes. A função primária da bridge é manter o tráfego separado em ambos os lados. O tráfego só passa se for dirigido a um posto de trabalho do lado oposto.

    Duas redes ligadas através de uma bridge

    Duas redes ligadas através de uma bridge

    Router – O router é um dispositivo que liga vários segmentos normalmente diferentes em uma só rede. O router, uma vez ligado, pode tomar decisões inteligentes de como fazer chegar os dados ao seu destino, baseado nas informações que ele obtém da própria rede.
    Os routers também podem ser usados para segmentar redes grandes ou médias em redes mais pequenas, de modo a reduzir o tráfego nos segmentos e assim diminuir o número de colisões e aumentar o desempenho da rede. Um pacote de dados não pode simplesmente ser replicado em todos os intervalos até achar o seu destino, senão a rede simplesmente não funcionará por excesso de colisões.

    Tráfego numa rede com router

    Tráfego numa rede com router

  • Questão mal formulada, provavelmente de propósito!
    Alguns dispositivos fazem conexão entre redes de computadores;

    -E estes devem operar na camada 3 ou acima no modelo OSI como:
    ROTEADOR
    SWITCH DE NUCLEO(core switches, que pode ser considerado um Roteador)
    GATEWAY

    -Com exceção de um dispositivo que só operar até a camada 2 do modelo OSI:
    BRIDGE(A ponte).

    A pegadinha da pergunta está ''principal função";
    Pois a principal função da bridge é só a conexão enquanto os outros disipositivo possuem outras funções também.

    -Assim a alternativa certa é letra "e)" mas, a quetão deveria ser anulada.


    HUB(Camada 1)
    SWITCH NORMAL(Switch de Borda, Camada 2)
    -Interligam os computadores em uma rede;
    -Não interligam redes;
    -A diferença é que o hub reenvia os pacotes a todos na rede e o switch só reenvia ao destinatario;

  • Toda a vez que leio o nome da banca (FCC) já imagino o tipo de questão que virá... a cada 10 questões da FCC, 8 são passíveis de recurso.

  • Bridges ligam redes de padrões distintos e não similares. Switch l3 ligam vlans distintas.

    O correto seria switches.

  • Misericórdia!!

    Não sou da área (informática), então me sinto estudando grego, mas vamos lá...

    O que é bridge?!

    É um equipamento de rede que permite conectar segmentos de redes diferentes.

    O que é um segmento de rede? É uma subdivisão de rede.

    Como a rede é segmentada, há uma redução no tráfico e uma menor chance de colisões.

    As informações manipuladas por uma brigde são chamadas de "quadros" ou "frames".

    Só possuem duas portas, portanto só conseguem separar a rede em dois segmentos.

  • BRIDGE - Possibilita a conexão entre redes de computadores similares.

    gAB E

  • Bridge segmenta redes