SóProvas


ID
4947208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Com relação a conceitos de intervalos de confiança e planos amostrais, julgue o item subsequente.


A probabilidade de um elemento da população ser selecionado em um plano de amostragem aleatória simples sem reposição cresce à medida que se realiza o processo de amostragem.

Alternativas
Comentários
  • Questão: CORRETA

    De fato, raciocinando com o seguinte exemplo: Tenho uma urna com 15 bolas vermelhas e 15 bolas azuis. Em um primeiro momento a probabilidade de sair bolas vermelhas é igual a de bolas azuis P = 15/30 = 0,5

    Agora se calcularmos a probabilidade de sair uma bola azul, visto que já saiu uma vermelha, essa probabilidade aumenta, por exemplo P = 15/29 = 0,51. O fato é que, para o entendimento, a medida que o denominador vai diminuindo a probabilidade da proxima bola sair aumenta.

  • Gabarito: Certo

    Probabilidade= número de eventos desejados/número de eventos possíveis.

    Vamos supor uma população com 100 pessoas. A probabilidade de retirar uma delas será P= 1/100, depois de retirar essa pessoa você calcula novamente a probabilidade de retirar outra pessoa, que será P= 1/99 (já que você já retirou uma pessoa e ela não será colocada de volta).

    Sabemos que 1/99 > 1/100, quanto mais processos de amostragem forem realizados maior será a probabilidade.

    Logo, em um processo de amostragem aleatória simples sem reposição, quanto menor o denominador maior será a probabilidade.

  • GABARITO CORRETO

    Exemplo de uma urna com 10 bolas em que se retira 1 bola por vez, sem reposição:

    1ª Retirada = 1/10 = 10%

    2ª Retirada = 1/9 = 11,11%

    Desse modo, as chances das bolas que ficarem serem retiradas crescem a cada retirada.

    "A persistência é o caminho do êxito". -Chaplin

  • Minha contribuição.

    Amostragem aleatória simples 

    Uma primeira forma de amostragem probabilística é a escolha aleatória dos indivíduos da população que farão parte da amostra (em uma lista, por exemplo). Trata-se da amostragem aleatória (ou casual) simples. Esta amostragem pode ser feita com reposição (onde um mesmo indivíduo pode ser escolhido mais de uma vez para a amostra) ou sem reposição (onde cada indivíduo só pode ser escolhido uma vez). 

    Repare que, para fazer uma amostragem aleatória, é preciso que você tenha acesso aos dados de todos os indivíduos da população, para, a partir dessa listagem, efetuar uma seleção aleatória de indivíduos.

    Fonte: Direção

    Abraço!!!