SóProvas


ID
4947277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

O tempo de espera por atendimento em certo sistema de comunicação é uma variável aleatória contínua U uniformemente distribuída no intervalo [0, T], em que T > 0. Para a estimação do parâmetro T, dispõe-se de uma amostra aleatória simples U1, U2, ..., Un retirada dessa distribuição U.  

Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item, considerando que o estimador M = max(U1, U2, ..., Un) e a razão X = M/T, e que a função de densidade de probabilidade de X seja dada por f(x) = nxn-1 , para x ∈ (0, 1); e f(x) = 0, para x ∉ (0, 1).


O valor esperado da razão X é igual a 1 para qualquer quantidade n, o que permite concluir que M é um estimador não viciado do parâmetro T.

Alternativas
Comentários
  • f(1) = n.(1)^n-1

    f(1) = n, é função constante, logo, não é verdade que x=1 para qualquer valor de n. No entanto,  M é um estimador não viciado(valor igual) do parâmetro T.

    ERRADO!

  • condição para um estimador ser nao viciado ou consistente :

    1) a esperança do estimador ou a média é igual ao parâmetro da população quando o número de elementos tende ao infinito.

    E (Ô) = O

    2) Estimador é igual a zero quando numero de elementos tende ao infinito. Ou seja a variança da amostra e zero.

    se tiver falando besteira corrija me

  • Ao meu ver o que poderia se concluir é que M seria um estimador não consistente, tendo em vista que para qualquer valor (ate mesmo o infinito) a sua estimativa da esperança permaneceria em 1.

  • Pelas caridades...

  • Um estimador é não-tendencioso ou não-viciado é quando o valor esperado é igual o valor do parâmetro.

  • Turma boa tarde,

    Cheguei a conclusão que está errado pelo Valor esperado que é a integral de x*f(x) para o intervalo, o resultado disso, se não estiver errado é n/(n+1), ou seja, o valor esperado é dependente de n.