-
Alguém sabe me dizer porque o item dois está falso?
-
Determinação qualitativa e quantitativa de espécies absorvedoras (Ex.: Grupos cromóforos) que tem elétrons promovidos à níveis de energia mais elevados mediante absorção de energia quantizada.
-
Sou farmacêutico e não químico, mas para mim está questão está confundindo IV com UV-vis.
⃣ Extremamente útil para a determinação qualitativa de compostos contendo grupos absorventes ou cromóforos.
Útil para quantificar amostras as quais eu tenho um padrão. Até onde sei não da para colocar uma amostra para análise no UV-vis e dizer: esse espectro pertence a tal substancia ou nesse espectro tem possivelmente esses grupos funcionais. Se fosse IV eu até poderia fazer algumas inferências sobre a estutura química.
⃣ É aplicada tanto para determinação de compostos inorgânicos como para compostos orgânicos.
Com o UV-vis não dá para determinar nenhum composto. Não se trata de uma técnica de identificação de moléculas. É possível quantificar se existe um padrão disponível e você sabe qual molécula está analisando o UV-vis. Os espectros de moléculas com estruturas totalmente diferentes podem ter semelhança.
⃣ É uma ferramenta valiosa para a identificação de grupos funcionais na molécula
Não é possível identificar grupos funcionais com UV-vis, pois os espectros não tem um padrão baseado nos grupos funcionais. Isso é possível com o IV. Totalmente errado esse afirmativa ser verdadeira.
Por gentileza, alguém me corrija se eu estiver errado.
-
Vamos lá... Nessa questão a gente tem que dar uma viajada legal, pois ela está MAL ESCRITA!
Analisemos o item 2:
- Extremamente útil para a determinação qualitativa de compostos contendo grupos absorventes ou cromóforos.
A partir do momento que você está investigando uma amostra contendo um analito CONHECIDO, você poderá QUANTIFICÁ-LO utilizando os preceitos da Lei de Lambert-beer, já que a presença de grupos absorventes/cromóforos permitirão a interação com a radiação com comprimento de onda na região do UV-Vis.
Acontece que a análise QUALITATIVA, ou seja, verificar se o analito está presente ou não, também é extremamente útil.
Por que a banca considerou falso? Sinceramente, acredito que o erro está no uso das palavras "DETERMINAÇÃO" e "DE COMPOSTOS", já que a técnica não é focada na elucidação de estruturas químicas.
O problema é o item 3 utilizar a mesma "linguagem" e a banca considerou verdadeiro. De fato a Absorção/Emissão molecular é utilizada para a análise de moléculas/compostos/complexos, enquanto que as técnicas de Absorção/Emissão atômica são utilizadas para a investigação de metais.
O item 4 é uma aberração. A Espectroscopia UV-Vis não permite a identificação de grupos funcionais, como a gente é acostumado a frequentemente analisar espectros IR atrás dos picos da carbonila, C-C, grupo amino e etc.