SóProvas


ID
4949233
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo acerca do sistema colonial brasileiro e a escravidão.

1. Na organização do sistema colonial no Brasil, a participação dos escravos africanos e indígenas foi fundamental, mesmo considerando a violência das atitudes dos colonizadores.
2. O direito lusitano em escravizar africanos foi adquirido através do Padroado, com a anuência do Vaticano, que estabelecia limites no número de indivíduos legalmente escravizados.
3. Os povos africanos foram escravizados sob o pretexto de não terem aceito a conversão ao catolicismo, por isso considerados hereges e, do ponto de vista da teologia cristã da época, merecedores da pena.
4. Os aldeamentos organizados pelos jesuítas no Brasil representavam também uma forma de proteção dos indígenas contra a escravização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Corretas:

    1-> Na organização do sistema colonial no Brasil, a participação dos escravos africanos e indígenas foi fundamental, mesmo considerando a violência das atitudes dos colonizadores.

    3 -> Os povos africanos foram escravizados sob o pretexto de não terem aceito a conversão ao catolicismo, por isso considerados hereges e, do ponto de vista da teologia cristã da época, merecedores da pena.

    4-> Os aldeamentos organizados pelos jesuítas no Brasil representavam também uma forma de proteção dos indígenas contra a escravização.

  • 1-> Na organização do sistema colonial no Brasil, a participação dos escravos africanos e indígenas foi fundamental, mesmo considerando a violência das atitudes dos colonizadores.Mesmo no começo sendo pacifico,esse convivio nao perdurou por muito tempo

    3> De fato os portugueses entendiam que os negros por serem descendentes de Cam e Canaã filho amaldicoado de Noé eles mereciam ser escravizados como punicão

    4-> Os aldeamentos organizados pelos jesuítas - chamados de Reduções ou missões- no Brasil representavam também uma forma de proteção dos indígenas contra a escravização.