SóProvas


ID
495100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Entre as normas de atributos, deve-se considerar que, se a independência ou objetividade forem prejudicadas de fato ou na aparência, os detalhes de tal prejuízo devem ser informados às partes apropriadas. Neste sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A   assertiva   A   está errada,   pois trabalhos de   auditoria   relacionados   a   funções sob responsabilidade do dirigente de auditoria podem ser realizados desde que  supervisionados por pessoa externa à unidade de auditora.  

    A assertiva B está errada, pois o cliente deve ser informado antes da realização dos trabalhos. 

    A assertiva C  está  correta. As  normas permitem  a prestação de  consultoria relacionada a operações pelas quais o auditor tenha sido responsável anteriormente, fazendo restrição, nesse particular, apenas para os trabalhos de avaliação ou segurança objetiva. 

    A assertiva D está errada, pois nesses casos, o auditor interno deve abster-se de realizar os trabalhos, não resolvendo caso declare essa condição.  

    A assertiva  E está errada,  pois não prejudica a objetividade o  fato de prestar consultoria e assumir  futuramente  uma  responsabilidade  sobre  as  respectivas  operações.  Porém,  essa questão ficou no limite ou próxima de ser considerada errada, pois fere a objetividade o auditor assumir responsabilidade gerencial pela implementação do produto da consultoria.


    Fonte: Marcelo Aragão Ponto dos Concursos


  • O auditor não poderá avaliar algo em que ele foi consultor. Haveria perda de objetividade por avaliar o próprio trabalho.

    Resposta: C