-
essa eu só acertei graças aos ensinamentos do professor Rodrigo Schaeffer.
-
Existe a formatação Física e a Lógica.
A lógica que a que quase sempre usamos, ou sempre usamos, já a física mais usada no processo de fabricação do disco rígido(HD)
PRF braaasill
-
formatação física separa em trilhas e setores
a lógica alguém sabe comentar não sei se é referente ao sistema nfts e outros
-
Assertiva C
Um disco rígido possui uma formatação física, que divide o disco de armazenamento magnético em trilhas e setores, e uma formação lógica, que depende do sistema de arquivos a ser utilizado.
-
Uma partição é uma divisão do espaço de um ( ou ). Cada partição pode conter um diferente. Consequentemente, em cada partição pode ser instalado um sendo possível portanto a convivência de vários Sistemas Operacionais na mesma unidade de disco.
#vempf
-
Assertiva: CERTO
Enunciado explicou algo óbvio com um vocabulário bem técnico pra confundir.
-
GABARITO - CERTO
Um setor é a menor divisão física do disco.
Um cluster, também chamado de agrupamento, é a menor parte reconhecida pelo sistema operacional, e pode ser formado por vários setores.
-
A formatação de um disco rígido gera uma estrutura na qual os sistemas operacionais possam gravar e ler dados. A formatação física divide o disco virgem em trilhas, setores e cilindros, já a formatação lógica é realizada para que o sistema operacional tenha condições de acessar o disco rígido (pode ser feita várias vezes)
fonte : https://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/hd/format.html
-
O HD é um dispositivo de armazenamento magnético, as informações são gravadas de forma permanente. As informações gravadas nos discos rígidos são chamadas arquivos.
-
CERTO
Disco rígido, popularmente chamado também de HD. O disco rígido é uma memória não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa.
Os discos magnéticos de um disco rígido são recobertos por uma camada magnética extremamente fina. Na verdade, quanto mais fina for a camada de gravação, maior será sua sensibilidade, e consequentemente maior será a densidade de gravação permitida por ela. (Um disco rígido possui uma formatação física, que divide o disco de armazenamento magnético em trilhas e setores, e uma formação lógica).
-
A formação física do disco rígido são 3: trilha, setores e cilindros. São ORGANIZADOS por uma formação lógica que se apresenta dependendo do sistema de arquivos.
Errei a questão pois não vi a parte física CILINDRO (que são as trilhas alinhadas uma a baixo da outra em cada disco). Achei que estava errada... Mas depois que errei lembrei que questão incompleta para o CESPE não é questão errada.
Gabarito correto.
-
Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação física e formatação lógica. A formatação física é feita na fabrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os bad blocks (mal bloque) (danos no HD). Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica. Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando Format do DOS, por exemplo. O processo de formatação é quase automático; basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional
-
Como funciona um Disco Rígido:
Dentro do disco rígido, os dados são gravados em discos magnéticos, chamados em Inglês de platters. O nome “disco rígido” vem justamente do fato dos discos internos serem lâminas metálicas extremamente rígidas. Os platters são compostos de duas camadas.A primeira é chamada de substrato, e nada mais é do que um disco metálico, geralmente feito de ligas de alumínio. Este disco é polido em salas limpas, para que se torne perfeitamente plano. A fim de permitir o armazenamento de dados, este disco é recoberto por uma segunda camada, agora de material magnético.
A aplicação da camada magnética é feita dos dois lados do disco, e pode ser feita de duas maneiras diferentes. A primeira chama-se eletroplating e é bem semelhante à eletrólise usada para banhar bijuterias à ouro. Esta técnica não permite uma superfície muito uniforme, e por isso, só é usada em HDs antigos, em geral os com menos de 500 MB. A técnica usada atualmente é muito mais precisa, chama-se sputtering e usa uma tecnologia semelhante à usada para soldar os transístores dos processadores. Como a camada magnética tem apenas alguns mícrons de espessura, é recoberta por uma fina camada protetora, que oferece alguma proteção contra pequenos impactos.
-
Minha contribuição.
Disco Rígido
Popularmente conhecido como HD (hard disk), é um dispositivo de armazenamento magnético na forma de discos sobrepostos. Esses discos giram em alta velocidade e tem seus dados gravados ou acessados por um braço móvel composto por um conjunto de cabeças de leitura capazes de gravar ou acessar os dados em qualquer posição nos discos. É no Disco Rígido que as informações são gravadas de forma permanente, para que possamos acessá-las posteriormente.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
EDUARDO CAVALCANTE O MESTRE DA INFORMATICA!