SóProvas


ID
4952917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

    Após vitimar-se em acidente de trânsito em via pública, um cidadão compareceu ao IML para ser submetido a exame de lesões corporais, com a devida requisição emitida pela autoridade policial. O exame pericial revelou equimose esverdeada na região frontal, feridas irregulares no antebraço direito e escoriações em placas, estando a pele regenerada. Não se constatou a presença de crostas.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item seguinte.


Os ferimentos acima descritos foram produzidos por instrumento contundente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    O enunciado da questão não informou qual foi exatamente o objeto que atingiu a vitima provocando as lesões, a questão nos informou que aconteceu um acidente de transito que produziu equimose, feridas irregulares e escoriações, as lesões descritas são compatíveis com lesões produzidas por um agente contundente, como por exemplo um atropelamento por um carro e com o lançamento da vitima ao solo.

  • GAB. CERTO

    As escoriações se enquadram como um tipo de lesão contusa aberta. Por se tratar de feridas e escoriações, muito provavelmente foi acidente de moto ou outro tipo de automotor com menor tamanho. Se a queda deu-se em solo arenoso ou em asfalto/paralelepípedo (MEIO PASSIVO, em que o corpo é lançado de encontro ao instrumento, p.ex.: parede ou solo), o instrumento causador das lesões pode ser considerado CONTUSO.

  • Após vitimar-se em acidente de trânsito em via pública, um cidadão compareceu ao IML para ser submetido a exame de lesões corporais, com a devida requisição emitida pela autoridade policial. O exame pericial revelou equimose esverdeada na região frontal, feridas irregulares no antebraço direito e escoriações em placas, estando a pele regenerada. Não se constatou a presença de crostas.

     Fonte:projeto_1902

    #Equimose esverdeada (Contusa)

    • Via de Regra as lesões tornam-se esverdeadas entre o 7º e o 10º dia.

    #Escoriações em placas (Lacero-Contusa):

    • Tratam-se de escoriações contendo superfície com escoriação contínua, constituindo uma "placa" irregular.
    • Por se tratar de grande pressão, situação onde a escoriação que seria em pincelada, por ser mais profunda, apresenta coalescência dos "sulcos", transformando-se em placa.

    Ex.: Raladura proveniente do acidente motociclístico em asfalto.

    #pele regenerada:

    • tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo;
    • Quando ocorre um corte na pele, a camada mais superficial e fina demora em torno de de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

    ATENÇÂO:

    equimose esverdeada e pele regenerada das escoriações em placas não são características consequentes a serem apresentadas em um intervalo de tempo curto como o sugerido na situação hipotética

    • (...) Após vitimar-se em acidente ... compareceu ao IML para ser submetido a exame de lesões corporais (...)

  • e as feridas?