-
ERRADA.
Se o exame clínico revelar que o periciando apresenta conjuntivas hiperemiadas, agitação psicomotora, irritabilidade, ataxia, hálito etílico, marcha titubeante, desartria e perturbações sensitivas, poder-se-á concluir que ele se encontra em estado de embriaguez e fase de excitação (embriaguez incompleta e fase da confusão/do leão).
-
Gab: Errada
>> Trata-se da fase de confusão, fase do leão: é a que constitui periculosidade, tornando-se o ébrio insolente e agressivo, empregando desconexa linguagem de baixo calão, falando insultuosamente de imaginárias infidelidades e prevaricações da esposa e recriminações e ofensas morais a terceiros. Surgem as perturbações nervosas e psíquicas. Disartria, andar cambaleante e perturbações sensoriais. Irritabilidade e tendências às agressões. É a fase de maior interesse e, por isso, chamada fase médico-legal.
-
Se o exame clínico revelar que o periciando apresenta conjuntivas hiperemiadas, agitação psicomotora, irritabilidade, ataxia, hálito etílico, marcha titubeante, desartria e perturbações sensitivas, poder-se-á concluir que ele se encontra em estado de embriaguez e fase de excitação.
Errado, está na famosa fase do Leão.
-
disartria - perda da capacidade de articular as palavras de forma normal.
ataxia - problema na marca e coordenação motora
-
Gabarito: ERRADO
Na fase de excitação, o indivíduo se mostra loquaz, vivo, olhar animado, humorado e gracejador, dando às vezes uma falsa impressão de maior capacidade intelectual. Diz leviandades, revela segredos íntimos e é extremamente instável. É a fase de euforia. Bonum vinum laetificat cor hominis. (O bom vinho alegra o coração do homem.) Mas beber usque ad laetitiam (até a alegria).
Na fase de confusão, surgem as perturbações nervosas e psíquicas. Disartria, andar cambaleante e perturbações sensoriais. Irritabilidade e tendências às agressões. É a fase de maior interesse e, por isso, chamada fase médico-legal.
Referência: Medicina Legal - Genival Veloso de França