SóProvas


ID
4954450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à segurança aplicada a banco de dados, julgue o item que se segue.


Na implementação de um controle de acesso discricionário, um usuário terá privilégios diferentes sobre objetos diferentes, havendo pouca limitação a respeito de quais usuários podem ter acesso a quais objetos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Controle de acesso discricionário

    SGBDs controlam o acesso aos dados através do controle de acesso discricionário. Esse controle é baseado no conceito de direitos de acesso ou privilégios e a maneira de conceder estes privilégios aos usuários. Um privilégio permite que um usuário acesse o dado de certa maneira (por exemplo, lendo ou escrevendo o dado).

    Um usuário que cria um objeto automaticamente adquire todos os direitos sobre o mesmo. A partir de então, o banco de dados guarda todos os privilégios que são  concedidos a outros usuários e desta forma, garante que apenas os usuários autorizados possam acessar este objeto.

    fonte:https://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-27-seguranca-em-banco-de-dados-conceitos-fundamentais/6903

  • Gabarito: certo

    Privilégio discricionário

    O SGBD deve oferecer acesso seletivo a cada relação do banco de dados baseando-se em contas específicas. As operações também podem ser controladas; assim, possuir uma conta não necessariamente habilita o possuidor a todas as funcionalidades oferecidas pelo SGBD. Informalmente existem dois níveis para a atribuição de privilégios para o uso do sistema de banco de dados:

    1. O nível de conta: Nesse nível, o DBA estabelece os privilégios específicos que cada conta tem, independente das relações no banco de dados.
    2. O nível de relação (ou tabela): Nesse nível, o DBA pode controlar o privilégio para acessar cada relação ou visão individual no banco de dados.