-
Alternativa E.
Para quem ficou em dúvida quanto a alternativa C:
Extensão: totalidade de objetos a que se refere um conceito, enumera todos os conceitos SUBORDINADOS correspondentes ao critério de subdivisão.
Intensão: Indica o conceito imediatamente superordenado seguido de características que distinguem outros conceitos COORDENADOS. É o conjunto de características que determinam um conceito, quanto maior a intensão (características), maior especificidade.
Portanto, a alternativa C só estaria correta se fosse intensão em vez de extensão.
-
A escolha do nível de descrição deve ser baseada no objetivo do catálogo para o qual a entrada é elaborada.
O nível escolhido deve ser adotado para todos os itens catalogados ou então deve-se estabelecer diretrizes
para o uso de todos os níveis, dependendo do tipo de material.
Eu achava que ou você escolhia 1 nível (primeiro OU segundo) OU escolhia de 3 nível (que é a junção do 1 e 2 né).... Aiai, quando acho que finalmente guardei as regrinhas insuportáveis desse negócio insuportável aparece questão dizendo o contrário!
-
Acrescentando...
Cópia e cola do Livro de Souza (2010, p. 28):
[...]. Assim, os números simples como 3, 5, 7 indicam maior extensão e são chamados de superordenados; os números que tem a mesma extensão, como 33, 55, 77 ou 111, 333, 666, chamam-se coordenados, se comparados uns com os outros, sem nenhuma relação de dependência; e números mais longos, denotando maior especificidade, são chamados de subordinados, como 316.642.2 - comportamento social.
E conforme o AACR2:
1.0D. Níveis de detalhamento na descrição
Os elementos da descrição, estipulados nas regras deste capítulo e dos seguintes, constituem um conjunto máximo de informações. Esta regra recomenda três níveis de descrição especificando os elementos mínimos que devem ser registrados por bibliotecas e outras agências catalogadoras, ao escolherem o nível de descrição.
Gab. E
-
Obrigada Adriana, fiquei na dúvida da C, mas você explicou tudo, valeu.