Comentário da Letra A) CORRETA
A Plataforma Java (Enterprise Edition) difere-se da Plataforma Java Standard Edition (Java SE) pela adição de bibliotecas que fornecem funcionalidade para implementar software Java distribuído, tolerante a falhas e multi-camada, baseada amplamente em componentes modulares executando em um servidor de aplicações. A plataforma Java EE é considerada um padrão de desenvolvimento já que o fornecedor de software nesta plataforma deve seguir determinadas regras se quiser declarar os seus produtos como compatíveis com Java EE. Ela contém bibliotecas desenvolvidas para o acesso a base de dados, RPC, CORBA, etc. Devido a essas características a plataforma é utilizada principalmente para o desenvolvimento de aplicações corporativas.
A plataforma J2EE contém uma série de especificações e containers, cada uma com funcionalidades distintas[2].
Comentário Letra C) ERRADA
JEE
Devido a popularização da plataforma Java, o termo servidor de aplicação é frequentemente uma referência a "Servidor de aplicação JEE". O servidor WebSphere Application Server da IBM e o WebLogic Server da BEA Systems são dois dos mais conhecidos servidores JEE comerciais. Alguns servidores de software livre também são muito utilizados, como Glassfish, JBoss, JOnAS, Apache Geronimo e Apache Tomcat. Este último apesar de ser um servidor de aplicações JEE, não é servidor de EJBs. O Tomcat é um exemplo de container de software livre, onde os módulos Web podem ser publicados. Como mencionado, a linguagem de programação destes softwares é Java. Os módulos Web são em geral implementados através de servlets e JSP e a lógica de negócio através de EJBs. A plataforma JEE disponibiliza padrões para os containers Web e EJB.
.NET
Na plataforma Microsoft .NET, o servidor de aplicação não é visto como um elemento separado. O sistema operacional Windows 2003 contém a infraestrutura necessária para servir aplicações, como o IIS, COM+ e Framework .NET.
O Java Enterprise Edition (JEE) evoluiu como plataforma de desenvolvimento para aplicações enterprise foco em robustez, webservices e facilidade.
através do feedback pelo Java Community Process (JCP), o JEE hoje é universal para TI empresarial, facilitando o desenvolvimento, instalação e gerenciamento de aplicações multi-tier e server-centric. A plataforma JEE é para aplicações com elevado grau de complexidade, acessando dados das mais variadas fontes e atendendo a um grande número de clientes e requisições. Sua arquitetura facilita o gerenciamento da escalabilidade, pré-
requisito para alto desempenho. [E dividido em 2 partes:
1) A lógica de negócio e apresentação:
2) serviços-padrão que tais aplicações necessitam
pelo desenvolvedor.
pelo JEE através do servidor de aplicações.