SóProvas


ID
495859
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre fundamentos de servidores de aplicação.

I. Um servidor de aplicação disponibiliza um ambiente para a instalação e execução de determinadas aplicações. Os servidores de aplicação web também são conhecidos como middleware.

II. JPA é uma API que padroniza o acesso a banco de dados através de mapeamento Objeto/Relacional dos Enterprise Java Beans.

III. JTA é uma API que padroniza o tratamento de transações dentro de uma aplicação Java.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Um servidor de aplicações ou em inglês, application server, é um servidor que disponibiliza um ambiente para a instalação e execução de certas aplicações. Os servidores de aplicação também são conhecidos como software de middleware.

    Fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_de_aplica%C3%A7%C3%A3o
  • Essa opção está estranha: 

    II. JPA é uma API que padroniza o acesso a banco de dados através de mapeamento Objeto/Relacional dos Enterprise Java Beans

    Ele considerou que as entidades são EJB's, só que isso só é verdade em EJB 2.1, onde as entidades mapeadas faziam parte da especificação EJB (era chamado de Entity Beans) e não do JPA, a partir da versão EJB 3 a parte de mapeamento foi deixada para o JPA (Entitys). Assim os Entity Beans (um tipo de EJB) foram depreciados. Merecia recurso. Marquei letra B (I e III verdadeiras).

    Ver: 
    http://en.wikipedia.org/wiki/Entity_Bean
  • se a alterantiva II está correta - Como usar JPA utilizando o Tomcat como servidor, sendo que o tomcat não utiliza EJB, pois o tomcat não é um servidor completo. A banca viajou nessa.

  • JDBC (Java Database Connectivity) é um conjunto de interfaces escritas em Java que faz o envio de instruções SQL para banco de dados. Possibilita o uso de bancos de dados instalados, para cada banco de dados há um driver JDBC.

     

    JPA (Java Persistence API) é um framework Java, para persistir objetos Java simples (POJOS - Plain Old Java Objects). Entre as principais características da JPA destacam-se: POJOS - Plain Old Java Objects; Consultas em Objetos da Java Persistence Query Language (JPQL); configuráveis através de anotações, XML ou uma combinação das duas.

     

    JTA (Java Transaction API) é uma especificação feita pela Sun que visa padronizar o uso de transações distribuídas feitas por aplicativos Java.  Ela permite especificar um conjunto de interfaces entre o gerenciador de transações e as partes envolvidas.

  • O que é um Middleware? é um software de computador que fornece serviços para softwares aplicativos além daqueles disponíveis pelo sistema operacional.

    O que é o Java Persistence API (JPA)? é uma API padrão da linguagem java que descreve uma interface comum para frameworks de persistência de dados. A JPA define um meio de mapeamento objeto-relacional para objetos java simples e comuns, denominados beans de entidade.

    O que é o Java Transaction API (JTA)? é uma API pertencente à plataforma Java EE. Ela disponibiliza uma interface para a demarcação de transações em aplicações escritas na linguagem Java. Esta interface é a mesma independentemente da forma como foi implementado o monitor de transação.

    Fonte: Fernando Nishimura Informática.

    GABARITO: LETRA "D"