SóProvas


ID
4961785
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Os eritrócitos são discos bicôncavos, não apresentam núcleo em seu interior e possuem a cor avermelhada devido a presença de hemoglobina que é a molécula responsável por transportar o oxigênio presente no interior deles. Em média há cerca de 5 milhões de eritrócitos em um milímetro cúbico de sangue de um adulto. Sobre as características dos eritrócitos é correto afirmar que o(s):

Alternativas
Comentários
  • Prezados, boa noite!

    Esta questão tem que ser anulada, pois Condrócitos são células cartilaginosas. Acho que a banca quis se referir aos codócitos

    Sinônimo de hemácias em alvo. A hemácia apresenta dupla biconcavidade de tal maneira que, quando projetada em um plano, a hemoglobina é visualizada em uma pequena faixa periférica e, geralmente, na parte central, o que lhe dá o aspecto “em alvo”.

    Podem ser encontrados nas hemoglobinopatias (SS, SC), talassemias, hepatopatias, em pacientes esplenectomizados e na anemia ferropriva.

    https://www.biomedicinapadrao.com.br/2012/01/alteracao-morfologica-das-hemacias.

    O tecido cartilaginoso, outra modalidade de tecido conjuntivo origina-se do mesênquima. Suas características morfológicas obedecem ao plano geral dos tecidos de natureza conjuntiva e tem como função a sustentação. O tecido cartilaginoso é constituído por três tipos de cartilagem: a cartilagem hialina, a cartilagem fibrosa e a cartilagem elástica. Em todas elas encontram-se células esféricas ou ovóides contidas em lacunas, chamadas condroplastos, situadas dentro da substância intercelular, que recebe o nome de matriz cartilaginosa. As células são denominadas condrócitos.

    O condrócito tem forma globosa a ovóide, contendo um núcleo que acompanha sua forma e um citoplasma, vacuolizado, em cortes corados pela H.E., o que corresponde à imagem negativa de gordura. A célula jovem, chamada condroblasto, apresenta-se em franca atividade de síntese com um retículo endoplasmático rugoso (RER) e complexo de Golgi bastante desenvolvidos. A membrana emite curtos e finos microvilos e a célula ocupa totalmente seu condroplasto. No condrócito maduro observa-se poucas organelas, acúmulo de lipídios em seu citoplasma e, em certos casos, reservas de glicogênio. Os finos e curtos microvilos estão presentes e a célula continua ocupando todo o condroplasto. 

    http://biologia.ifsc.usp.br/bio1/apostila/bio1_parte_06.pdf