-
Gabarito Errado com muitas ressalvas: RIBAS(2014):
1.7 Tipos de equipe
• Equipes de trabalho autogerenciadas: são equipes autônomas, que podem não apenas solucionar os problemas, mas também, implementar as soluções e assumir total responsabilidade pelos resultados.
• Equipes multifuncionais/interfuncionais: são equipes formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. As equipes desempenham várias funções (multifunções) ao mesmo tempo, ou seja, não há especificação para cada membro. O sentido de equipe é exatamente este: os membros compensam entre si as competências e as carências, num aprendizado contínuo. Ex.: Comitê e força-tarefa.
-
Equipes autogerenciadas
O líder deve transferir a coordenação e o controle das atividades para os membros da equipe, promovendo ajustes para manter o equilíbrio, estimulando e oferecendo acesso a novas lideranças, desprendendo-se continuamente de seu poder único para a tomada de todas as decisões. Esse estilo de liderança traz um novo conceito de condução das equipes de trabalho, em que o líder reconhece e admite que as pessoas são capazes e têm competências, possuem um potencial criativo e estão envolvidas com a organização e seus objetivos, além de estarem buscando sempre mais responsabilidades.
Tais equipes são denominadas de equipes autogerenciadas. Uma equipe autogerenciada é constituída de um grupo íntegro de colaboradores responsáveis por todo um processo ou segmento de trabalho que oferece um produto ou serviço a um cliente interno ou externo. Em níveis diferentes, os membros da equipe trabalham em conjunto para melhorar as suas operações, lidar com os problemas do dia a dia, planejar e controlar suas atividades. Em outras palavras, eles são responsáveis não apenas pela execução do trabalho, mas também por gerenciar a si próprios.
Há duas características marcantes que um líder deve promover na formação de uma equipe autogerenciada. A primeira é que as pessoas trabalhem em conjunto de forma contínua ediária. É, preciso que haja comprometimento com os resultados individuais e organizacionais e que seja instaurado um clima de confiança entre os membros, favorecendo a troca de feedback constante para o desenvolvimento contínuo da equipe; A segunda característica é o envolvÍmento de todos no processo, dando a sensação de "propriedade" do produto ou serviço; provocando uma identidade com a qualidade e a produtividade oferecidas.
http://www.yesachei.net/2010/11/equipes-autogerenciadas.html
-
Pensei que estivesse certa a questão por isso
De acordo com Robbins, em seu livro "Comportamento Organizacional":
"A liderança, evidentemente, nem sempre é necessária. Por exemplo, as evidências indicam que as equipes de trabalho autogerenciadas frequentemente têm desempenho melhor do que aquelas que possuem líderes formalmente nomeados. Além disso, as lideranças podem prejudicar o bom desempenho quando interferem nas equipes autogerenciadas. Nessas equipes, seus membros assumem muitas das funções que geralmente ficam a cargo dos executivos."