SóProvas


ID
4967869
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Determinado princípio de contabilidade consubstanciado na NBC TG – Estrutura Conceitual garante que os efeitos de transações, nos períodos em que ditos efeitos são produzidos, fornece melhor base de avaliação do desempenho passado e futuro da entidade do que a informação puramente baseada em recebimentos e pagamentos. O texto faz referência ao principio:

Alternativas
Comentários
  • Gab : B

    princípio da competência consiste no fato de que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado da empresa no período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

  • O princípio da competência é um princípio contábil fundamental ao planejamento e controle financeiro da empresa.

    Trata-se de uma forma de planejar investimentos com base na situação financeira da empresa, já que todas as transações efetuadas já são consideradas no balancete.

    O regime de competência determina que as despesas e receitas devem ser registradas no mês em que ocorrem, mesmo que o pagamento ainda não tenha sido feito ou recebido.

  • Lembre-se:

    Para o Princípio da Competência não importa se houve pagamento (entrada ou saída de recurso), basta que o fato gerador (compra à prazo, por exemplo), aconteça. Isso já é suficiente para que seja registrado (escriturado) nas contas contábeis.

  • GABARITO - B

    Princípio da CONTINUIDADE presume que a empresa continuará em operação no futuro. Portanto, apresentação dos componentes do patrimônio leva em consideração esta afirmativa, então, a  é delineada para todo o tempo em que a empresa existir, e não apenas para um período “x” demarcado.

    O Princípio da OPORTUNIDADE elucida a mensuração dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. Isto quer dizer que, toda informação incorporada à  da empresa deve ser feita de imediato ao período em que ocorreu, e na extensão e valores corretos, independentemente do fato que a originou.

    O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL determina que os itens do patrimônio devam ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda corrente nacional, independentemente do que vale no mercado atualmente. Na prática, isto vale para a compra de veículos ou imóveis, por exemplo.

    O Princípio da COMPETÊNCIA é o princípio mais popular. Determina que os lançamentos das operações sejam reconhecidos nos períodos em que ocorreram, não importando o recebimento ou pagamento. No dia a dia da empresa, esse princípio pode ser observado quando se vende um produto ou mercadoria, por exemplo. A receita deve ser reconhecida na data da venda, independentemente de o recebimento ocorrer à vista ou a prazo.

    O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior valor para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimonial. O objetivo desse princípio é que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados. Exemplificando, o princípio abrange os procedimentos das provisões das perdas nos estoques, nos investimentos, nos impairments, das  do 13º salário, devidamente comprometidos e que afetarão ou afetaram o resultado da empresa.