-
é necessário a identificação de no mínimo 12 pontos de compatibilidade na impressão digital.
"identificação precisa do cadáver sempre poderá ser feita pela coleta de impressões digitais"
Temos que tomar cuidado SEMPRE! com essa palavra sempre! rsrs. Que todos vocês possam ter uma boa aprovação!
-
Caso os desenhos das polpas digitais estejam preservados, a identificação precisa do cadáver sempre poderá ser feita pela coleta de impressões digitais, mesmo tomando-se apenas as impressões digitais da mão esquerda.
Errado.A banca não deixou claro quantos pontos estavam visíveis, e como o caro colega avisou, muito cuidado com o SEMPRE.
É sabido que até mesmo a mão esquerda serve para identificação.
A saga continua...
Deus!
-
Alguns autores preconizam a necessidade de se encontrar ao menos 12 a 20 pontos coincidentes entre duas impressões digitais para que se afirme que foram produzidas pela mesma pessoa. Porém, outros contestam esses números e consideram que não há um número mínimo determinante.
A Fórmula Datiloscópica (ou Individual Datiloscópica) é uma maneira de compilar as informações das impressões digitais dos dez dedos das mãos (sistema decadactilar) em uma fórmula que facilita o arquivamento e a classificação. A fórmula não é única. Mais de uma pessoa pode apresentar a mesma fórmula datiloscópica.
Logo, a questão está errada quando diz que apenas as informações da mão esquerda são suficientes para uma identificação precisa.
-
O "sempre" e a tendência da questão tá errada.
-
Sempre poderá deu um nó aqui.
-
GABARITO: ERRADO
Questão: (...) a identificação precisa do cadáver sempre poderá ser feita pela coleta de impressões digitais, mesmo tomando-se apenas as impressões digitais da mão esquerda. (...)
A identificação papiloscópica precisa nesse caso dependeria de uma referência, a fim de comparar os dados ante mortem (AM) e post mortem (PM). Se o indivíduo nunca passou por uma identificação civil ou criminal de nada adiantará obter as impressões da mão esquerda. Portanto, não será SEMPRE que a coleta das impressões digitais da mão esquerda será o suficiente para identificar o cadáver de forma PRECISA.
Fonte: Professor Carlos Palhares - Medicina Legal - Gran.
-
Também temos que lembrar que o Sistema decadactilar caracteriza-se por ausência de PERENIDADE. Assim, se o cadáver estiver em estagio de putrefação avançado não poderá ser realizada a identificação pelo método de impressões digitais. Assim a palavra SEMPRE não é correta na questão....
-
Eu, quando vc vir sempre, corre!