Sistemas multiprogramados/multitarefa
Este tipo de sistema operacional é uma evolução dos sistemas operacionais mono programados/mono tarefa. Enquanto os sistemas operacionais mono programados/mono tarefa permitiam apenas a execução de um único programa, uma única tarefa, os sistemas multiprogramados/multitarefas permitem que vários programas sejam executados compartilhando os recursos do computador tais como discos, impressora, memória e processador.
Neste sistema enquanto um programa espera uma entrada de dados pelo usuário um outro programa pode estar sendo processado no mesmo intervalo de tempo. Neste caso tanto a memória quanto o processador são compartilhados e o sistema operacional deve gerenciar e controlar este compartilhamento dos recursos de forma segura e protegida. Como existem vários programas sendo executados, várias tarefas, é função do sistema operacional garantir que um programa não afete o outro, permitindo a execução das tarefas de forma independente umas das outras.
Por permitir o compartilhamento dos recursos pelas várias tarefas sendo executadas este tipo de sistema operacional possibilita a redução de custos em hardware. Entretanto, os sistemas multiprogramados/multitarefa são de implementação muito mais complexa, por ser necessário o gerenciamento e controle de todas as tarefas em execução e do compartilhamento dos recursos entre as tarefas