SóProvas


ID
4973320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca das redes de comunicação sem fio, julgue o item seguinte.


O MTU em redes sem fio no padrão IEEE 802.11 é maior que o utilizado no padrão IEEE 802.3/Ethernet.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA.

    .

    De fato o MTU da 802.11 (2304) é maior que o do ethernet (1500).

  • MTU é uma sigla, em inglês, para Maximum Transmission Unit, que em português quer dizer “Unidade Máxima de Transmissão”. Este parâmetro é o responsável por dizer qual o tamanho de cada pacote de dados a ser transferido dentro de sua rede, seja ela Wi-Fi ou Ethernet.

    Valores muito baixos podem deixar a sua conexão mais lenta, enquanto que valores muito altos podem acabar ocasionando perda de pacotes. Por isso, é importante saber o valor correto deste dado para que sua Internet funcione melhor.

    O parâmetro MTU está dentro do protocolo TCP/IP que, por sua vez, é o conjunto de padrões responsáveis por realizarem a comunicação entre computadores em uma rede. Tal protocolo permite que os dados a serem transmitidos sejam divididos (ou fragmentados) em pacotes.

    Mas o que definirá qual o tamanho máximo de cada pacote? Justamente o MTU. Para rede Ethernet, ou seja, que usam o cabo RJ-45, o valor a ser definido é de 1500 bytes. Portanto, sempre que uma informação ultrapassar os 1500 bytes, ela será dividida em mais pacotes para facilitar o seu envio.

    Já em redes Wi-Fi, regidas pelo padrão IEEE 802.11, o MTU é ajustado em 1492 e funciona da mesma maneira que nas redes cabeadas. Sempre que um conjunto de dados ou instruções ultrapassarem os 1492 bytes, ele será dividido e enviado em partes.

    Porém, se esta configuração estiver errada, ela pode ocasionar em vários problemas, tais como queda de Internet, diminuição da velocidade e até mesmo o não reconhecimento de alguns equipamentos, como o Chromecast. 

  • O MTU (Maximum Transmission Unit) define o tamanho de cada pacote que será comutado (transportado) na rede. Quanto maior ele é, mais tempo levará para ser transportado e também mais suscetível a falhas de rede será, mas isso não quer dizer que ele precisa ser muito pequeno. As redes Wi-Fi geralmente trabalham com MTU de 1492, ajustado, por padrão, no roteador ou modem, já as conexões ethernet, geralmente, 1500.

    As redes Wi-Fi, por serem mais suscetíveis a interferências externas, tais como outras redes sem fio e aparelhos eletrônicos, precisam ter MTU mais baixo, assim reduzem a suscetibilidade a falhas. As ethernet podem ter níveis mais altos, já que a transmissão por cabo é menos suscetível a esse tipo de interferência, então mais dados podem trafegar de uma única vez na rede.

    Gabarito da Banca: CERTO

    Todavia, o gabarito dado à questão pode ser diferente, caso aplicada atualmente.

    Erros, por favor avise-me.