-
gabarito letra A
I – A urbanização ocorreu de forma acelerada, concentrada e apoiada no êxodo rural, simultaneamente ao vigoroso processo de industrialização verificado no Pós-Segunda Guerra. ➡ certo, A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas. Foi a partir de 1950 que o processo de urbanização se intensificou, pois com a industrialização promovida por Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Dentre os fatores de atração na cidade destaca-se a industrialização mais intensa após a Segunda Guerra Mundial.
II – Problemas em comum de infraestrutura viária, abastecimento de água, saneamento básico, coleta de lixo, dentre outros, resultaram na criação das regiões metropolitanas no início da década de 1970. ➡ certo, REGIÃO METROPOLITANA - Representa a metrópole e municípios adjacentes que são integrados socioeconomicamente a metrópole. As metrópoles são grandes cidades que têm grande poder de influência econômica sobre outras cidades que se encontram relativamente próximas. Essas cidades, geralmente, possuem uma população superior a 1 milhão de habitantes e oferecem uma grande variedade de mercadorias para consumo e serviços. e Os problemas em comum e a interação entre as cidades levou à criação de regiões metropolitanas para melhor gerenciamento
III – Atualmente, o Centro-Oeste é a terceira região mais urbanizada do País, basicamente em função de três fatores: a fundação de Brasília, a construção de grandes eixos rodoviários de integração nacional e a acentuada mecanização das lavouras. ➡ errado, é a segunda de acordo com o senso de 2010, e acredito que a mecanização das lavouras influenciem na taxa de urbanização por ser uma causadoras do êxodo rural.
A região Sudeste é ainda a mais urbanizada do Brasil. Em seguida, estão as regiões Centro-Oeste e Sul. Nas regiões Norte e Nordeste, mais de 25% dos habitantes vivem em áreas rurais.
IV – Os critérios adotados pelo IBGE para definir o grau de urbanização seguem padronização internacional, não havendo, portanto, divergência em relação aos utilizados pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). ➡ errado : Há um critério muito interessante na classificação brasileira: o critério político. Logo, temos em nosso país algumas RMs que não apresentam tamanha integração, mas recebem esse título.
bons estudos
-
Por eliminação chega-se à alternativa "A". No entanto a proposição II não está coerente visto que regiões metropolitanas resultam em problemas e não o contrário.
-
O enunciado pede para julgar as afirmativas sobre a urbanização brasileira.
I - Ocorreu paralela à industrialização e de forma tão acelerada que acabou por ser também desordenada produzindo grandes espaços periféricos nas metrópoles brasileiras com moradias insalubres e infraestrutura urbana inadequada. Afirmativa correta.
II - Regiões metropolitanas são criada para facilitar a integração e gestão de serviços públicos que superam os limites municipais como a coleta de lixo, o transporte público e o abastecimento de água. São criadas pelos legislativos estaduais e facilitam a criação de consórcios de municípios que ganham poder de barganha junto a empresas que prestam estes serviços. Afirmativa correta.
III - É a segunda região mais urbanizada perdendo apenas para a Região Sudeste. Sua ocupação é mais recente e quase que completamente baseada em cidades. Afirmativa incorreta.
IV - Cada instituto de Geografia e Estatística nacional possui a prerrogativa de definir para seu território as características que irá considerar em suas análises que são compartilhadas por seus homólogos em outros países, garantindo a manutenção da soberania e a homogenização dos dados, sendo os critérios da OCDE para isso pouco relevantes. Afirmativa incorreta.
A) I e II
Gabarito do professor: A.
-
A relação de causa e consequência da ll está bem estranha!
-
Urbanização Brasileira
Principais caracteristicas:
-->Acelerada
-->intensa
-->sem planejamento
-->Concentrada principalmente na região Sudeste
-
MARCOS VINÍCIUS, eu pensei igualmente a você e quase errei.
Esses "problemas em comum" referem-se aos problemas que devem ser tratados de forma conjunta por municípios distintos, pois estes já se conurbaram e se transformaram em uma área urbana só.
-
ERROS
III- é a segunda
IV- É cada um por si, isso serve para respeitar a soberania do país
-
Eu acertei a questao por eliminaçao mas a primeira gerou dúvida por esta parte ''processo de industrialização verificado no Pós-Segunda Guerra''. Porque começou com o Vargas em 1930 né
-
CO é a segunda
´´padronizada´´ ? não, não.
-
de fato, o marco inicial da industrialização brasileira foi a partir do governo vargas. Entretanto, acentuado processo de urbanização se dá com o engajamento econômico do país ao final da guerra, onde o Brasil se destaca, principalmente, durante a política de abertura de capitais adotada por JK. Outros fatores, também nesse período, caracterizam esse processo, como por exemplo: os grandes índices migratórios em direção ao centro-oeste (dada a transferência da capital federativa), e, notoriamente, ao eixo sudeste, uma vez que concentrava grande aporte de indústrias e infraestrutura.
-
Urbanização Brasileira
- Foi expressiva em 1950
- causa ou causou macrocefalia
- Um dos fatores:
- Industrialização
- São Paulo Principal Lugar
- Tardia
- Devido a falta de integração Urbana
- Acelerada
- Gerando Macrocefalia
-
Gabarito letra B
-
✅ LETRA "A" • Pra mim não ficou claro a relação causa vs consequência da alternativa II (se alguém puder me esclarecer pelo privado).
Agora, sobre o erro da alternativa III, vale mencionarmos que o ranking da urbanização brasileira hoje segue (1º Sudeste; 2º Centro-Oeste; 3º Sul; 4º Norte; 5º Nordeste).