O capitão do Exercito Mário Travassos nasceu em 1891 na cidade do Rio de Janeiro. Seguiu a carreira militar inspirado em seu pai que era general do exército. Fez parte da fundação da Academia Militar das Agulhas Negras e foi o seu primeiro comandante. Participou da campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, junto com a Força Expedicionária Brasileira.
Sua principal obra foi o livro “A Projeção Continental do Brasil", que foi escrito no Brasil antes de 1930, na República Velha. A disputa política eleitoral estava dividida entre as oligarquias rurais.
A economia do país tinha como base o campo e o café era a principal cultura que gerava a maior parte da renda de exportação país. Este livro oferece uma análise profunda sobre a geografia, política e economia da América do Sul e do país.
I- VERDADEIRA - Os antagonismos geopolíticos que ocorrem na América do Sul se dão pelas diferentes circunstâncias geográficas, às quais está submetida. Na vertente Atlântica se tem as maiores bacias hidrográficas como a Amazonas ao Norte e a da Prata ao Sul. Com relação aos Oceanos, os países banhados pelo Oceano Atlântico possuem diferentes saídas para o mar. Os da porção banhada pelo Oceano Pacífico tem saídas curtas e território estreito, pois do outro lado se encontram os Andes . Segundo o autor, estes fatos são essências para a eclosão de fenômenos geopolíticos de extensa e profunda repercussão continental.
II- VERDADEIRA- Segundo o autor, a influência polarizadora de Buenos Aires se dá pela cidade ter diferentes ligações com os mais variados países. Os transportes são de ordem fluvial, marítima rodoviária e ferroviária e ,além disso, há o predomínio da cidade sobre a Bacia do Rio da Prata ao sul do Continente. Esta influência limitava o poder geopolítico e comercial do Brasil com relação a vertente atlântica.
III- VERDADEIRA – Paraguai e Bolívia necessitavam de saídas para o mar, pois o seu território tinha más condições de navegabilidade. As vias fluviais ligavam o Paraguai diretamente com a Bacia do Rio da Prata e as vias ferroviárias escoavam para o Rio da Prata. O Brasil , para exercer maior influência na América do Sul , os atraiu com a posição dos portos de Santos e São Francisco dispondo assim de mais caminhos para o Oceano Atlântico.
IV- VERDADEIRA – Segundo o autor, uma nova “marcha para o Oeste" não seria tão espontânea como quando ocorreram as entradas e bandeiras. A atração pelo litoral estagnou e os bandeirantes começaram adentrar o país em busca de outros recursos. Uma nova marcha deveria acontecer devido às necessidades políticas, econômicas e sociais inadiáveis para que o país se tornasse um pólo de poder demográfico e econômico. Ressalta, porém que este empreendimento deveria ser bem planejado porque haveria uma contra ofensiva de larga envergadura nos campos político, econômico e social . Inclusive deveria haver uma preparação para a luta no mar.
A) INCORRETA – As afirmativas I e II estão corretas.
B) INCORRETA – As afirmativas I e III são verdadeiras.
C) INCORRETA – As afirmativas II e III estão corretas.
D) INCORRETA – As afirmativas III e IV são verdadeiras
E) CORRETA – As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Gabarito do Professor: Letra E.