Gab.: C) I e III
I – O aumento da população europeia, com a ampliação dos mercados consumidores de gêneros tropicais.
II – A extinção dos Estados do Brasil, do Grão-Pará e Rio Negro e do Maranhão e Piauí. [lembre que os estados do Maranhão e Piauí estão em vigor, logo, não foram extintos]
III – A Revolução Industrial.
IV – A abertura dos portos às nações amigas. [período joanino]
V – Fundação do Banco do Brasil. [período joanino]
A economia da colônia portuguesa na América sempre foi estruturada, desde o primeiro momento, com a proposta de ser um complemento à economia da metrópole. O grande objetivo era o de fornecimento, ou de metais preciosos ou, de produtos de alto valor de revenda no mercado internacional que pudessem gerar uma balança comercial favorável e o acúmulo de riquezas, simbolizadas em metais preciosos, na metrópole. Esta é a lógica da colonização mercantilista.
Por conseguinte, não é difícil entender porquê a produção das regiões coloniais do atual Brasil era sempre voltada “para fora". A produção para abastecimento e mercado interno era suplementar , embora não possamos descartar sua importância não só para a sobrevivência das referidas regiões, como também para analisar as diferenças e semelhanças entre a várias parte do país depois da independência até , por que não, nos tempos atuais.
Assim sendo, quando a exploração de ouro e pedras preciosas de Minas Gerais decresce em função das dificuldades, técnicas de exploração em minas profundas, no início do século XIX, era lógica a busca de outros produtos capazes de manter a razão de existência da colonização portuguesa.
Entre as afirmativas estão apontadas razões que favoreceram o novo impulso da exportação de produtos agrícolas para a Europa.
I- Afirmativa verdadeira pois o mercado consumidor europeu estava em expansão, face à melhoria - ainda que pequena, das condições de vida por conta de avanços ad medicina .
II- O Estado do Grão-Pará e Rio Negro foi uma unidade administrativa criada em 1772 pelo Marquês de Pombal,( primeiro ministro português à época) no Norte da América portuguesa, a partir da cisão do Estado do Grão-Pará e Maranhão. A outra unidade criada foi o Estado do Maranhão e Piauí. Elas são extintas no momento da independência do Brasil.
III- A afirmativa é verdadeira. A Revolução Industrial trouxe a necessidade de matéria prima e de alimentos à baixo preço.
IV- A abertura dos portos relaciona-se com o maior volume de comércio com a Inglaterra.
V- A fundação do Banco do Brasil data do período Joanino, entre 1808 e 1821, quando o Brasil se torna a sede do Império Português.
A alternativa que indica as afirmativas corretas:
A) INCORRETA- A afirmativa 2 está incorreta.
B) INCORRETA- As afirmativas não atendem à proposta da questão.
C) CORRETA – As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
D)INCORRETA- A afirmativa 3 responde à questão mas a 4 não.
E) INCORRETA- As afirmativas não atendem à proposta da questão.
Gabarito do Professor: Letra C.