SóProvas


ID
4975420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das redes sem fio (wireless), julgue o próximo item.


Em uma rede no padrão IEEE 802.11a, na faixa de 5 GHz, é possível se transmitir até 54 Mbps, com codificação OFDM (orthogonal frequency-division multiplexing). 

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Os principais padrões na família  802.11 são:

    IEEE 802.11: Padrão Wi-Fi para frequência 2.4 GHz com capacidade teórica de 2 Mbps.

    IEEE 802.11a: Padrão Wi-Fi para frequência 5 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps.

    IEEE 802.11b: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 11 Mbps. Este padrão utiliza DSSS (Direct Sequency Spread Spectrum – Sequência Direta de Espalhamento de Espectro) para diminuição de interferência.

    IEEE 802.11g: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps.

    IEEE 802.11n: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz com capacidade de 150 a 600 Mbps. Esse padrão utiliza como método de transmissão MIMO-OFDM.

  • OFDM (orthogonal frequency-division multiplexing) é um técnica de modulação que vem sendo adotada em diversos sistemas de comunicação em altas taxas, como WiFi (IEEE 802.11). A idéia básica do OFDM consiste, ao contrário das técnicas tradicionais, que transmitir todos os bits em um único stream, em dividir os bits em diversos streams de taxa menor, que serão transmitidos por subcanais paralelos. Como conseqüência, temos que o tempo de cada símbolo é maior, tornando o sinal menos sensível a ruídos, a multiplicidade de caminhos e a interferência intersímbolo (intersymbol interference - ISI). Estes streams devem ser transmitidos por subcanais que operem em freqüências ortogonais, para que não interfiram uns nos outros. A modulação OFDM utiliza também uma técnica muito eficiente, chamada DFT (discrete Fourier transform), e uma implementação também eficiente desta técnica, a FFT (fast Fourier transform), para criar diversos subcanais utilizando apenas uma freqüência de rádio.

    https://www.gta.ufrj.br/grad/07_2/jefferson/Page5.html

  • A multiplexação por divisão de frequências ortogonais, ou OFDM, é uma técnica de modulação de dados que por diversas características, é apropriada à tecnologia de rádios cognitivos. OFDM é uma técnica de transmissão de dados que utiliza sua banda dividida em múltiplas portadoras ortogonais, chamadas subportadoras, para modulação. As subportadora são chamadas ortogonais por não possuírem sobreposição de frequência, dessa forma não interferindo umas com as outras.

    O princípio básico da OFDM é a conversão de um fluxo de dados serial de taxa de transmissão elevada em múltiplos sub-fluxos paralelos de taxa de transmissão baixa. Por exemplo, um conjunto de símbolos seriais é transformado em um símbolo OFDM, representando dados em paralelo. Após a conversão serial-paralelo, cada sub-fluxo de dados é modulado em uma subportadora.

  • Esses números de velocidade nunca são um consenso, pois tem a velocidade teorica, e a velocidade real. E mesmo assim ainda depende de uma seria de fatores para se atingir determinada velocidade.

    Essa fonte[1], por exemplo, afirma o seguinte sobre o "a":

    54Mbps/OFDM/5GHZ

    Sobre o "b":

    11Mbps/DSSS/2.4GHZ

    Sobre o "g" (Eu me refiro ao padrão 802.11g, só pra ficar claro!!!)

    54Mbps/OFDM/2.4GHZ

    Sobre o "n"

    600Mbps/OFDM/Mimo/2.4 e 5GHZ

    Sobre o "ac" (a partir daqui já começa a p****, com grandes divergencias de um autor pro outro)

    347Mbps/OFDM/

    Sobre o "ad"

    6.7Gbps/OFMD SC-OFDM/60GHZ

    Sobre o "ax"

    9.6Gbps/OFDMA/2.4 e 5GHZ

    Sobre o "ay"

    >10Gbps/OFMD SC-OFDM/45GHZ

    Por fim, prefiro nem rir. Vai q é doença!!!

    Fonte:

    [1] Wireless Coexistence Standards, Challenges, and Intelligent Solutions, Andrew L. Adams, Daniel Chew, Jason Uher · 2021