SóProvas


ID
4975444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto à segurança em rede de computadores, julgue o item.


Worm é um vírus que tem a capacidade de auto-replicação, espalhando-se rapidamente de uma rede para outra, mas somente causa danos se for ativado pelo usuário.

Alternativas
Comentários
  • Worm não é um vírus.

  • Errado

    Vírus : Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

  • Worm

    Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo, de computador para computador.

  • Gabarito ERRADO.

    Apontando os erros:

    1) WORM não é vírus.

    => Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    => Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    2) "...mas somente causa danos se for ativado pelo usuário."

    Não necessita ser ativado pelo usuário. Ele pode ser ativado pelo usuário, mas não é restrito a isso.

    Ativação das cópias: após realizado o envio da cópia, o worm necessita ser executado para que a infecção ocorra, o que pode acontecer de uma ou mais das seguintes maneiras:

    => imediatamente após ter sido transmitido, pela exploração de vulnerabilidades em programas sendo executados no computador alvo no momento do recebimento da cópia;

    => diretamente pelo usuário, pela execução de uma das cópias enviadas ao seu computador;

    => pela realização de uma ação específica do usuário, a qual o worm está condicionado como, por exemplo, a inserção de uma mídia removível.

    Fonte: Cartilha CERT.

    Bons estudos.

  • No meu entendimento, a própria questão se contradiz: "capacidade de auto-replicação" ... "mas somente causa danos se for ativado pelo usuário".

    Worms -->Se propagam sem necessidade de hospedeiros, ou seja, onde estiver frágil ele executa a cópia.

    worms NÃO PRECISA de hospedeiros!!

  • Worms Se propagam sem necessidade de hospedeiros

  • Pode causar danos na exploração de vulnerabilidades

  • Parei no "worm é um vírus".

  • Cuidado, por mais que Worm não seja vírus, a cespe tem diversas questões em que ela chama worm de "um tipo de vírus", e considera como correta....

  • "worm é um vírus"

    marco CERTO sem pensar no amanhã.

  • GABARITO ERRADO

    Worm (verme): Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. Consumem muitos recursos e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

    Processo de propagação: Identificação dos computadores alvos; Envio das cópias; Ativação das cópias e Reinicio do processo.

    FONTE: Cartilha.cert.br

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • Fui ler rápido, errei kkkkkkk #tomedistraída