SóProvas


ID
4976470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A pauta é um conjunto de assuntos que uma editoria está cobrindo para determinada edição do jornal como a série de indicações transmitidas ao repórter, não apenas para situá-lo sobre algum tema, mas, principalmente, para orientá-lo sobre os ângulos a explorar na notícia. Ou, nas palavras de um conhecido pauteiro da imprensa carioca: No começo de tudo, está a pauta. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

Além dos estudos a respeito do gatekeeper — o responsável pelo processo de seleção das notícias —, poucas foram as tentativas que se propuseram a estudar a subjetividade do emissor; mas é ele que detém o poder de rejeitar ou selecionar a informação.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: errado.

    Contudo discordo. Acredito que a questão (de 2010) esteja um tanto desatualizada. Já existem, sim, outras teorias que analisam a subjetividade do emissor. A própria teoria do gatewatcher:

    O gatewatcher pode ser caracterizado como um observador, tendo como função selecionar informações relevantes dentre a abundante quantidade de potenciais notícias disponibilizadas na internet. Seu papel fundamental é divulgar notícias apontando as fontes ao invés de publicá-las diretamente, a partir de um relatório obtido mediante apuração (BRUNS, 2005). Espera-se então que o jornalista não seja treinado apenas para transformar acontecimentos em notícias, mas também para ser capaz de discernir, dentre as informações disseminadas online, as que são de fato úteis e relevantes para o público. 

    Fonte: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2840-1.pdf

    O jornalista como gatewatcher e curador: uma análise do Moments no Twitter 1