SóProvas


ID
4977451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anatomia humana compreende o estudo de sistemas e grandes estruturas, e a fisiologia é a parte da biologia que estuda as funções mecânicas, físicas e bioquímicas do corpo humano. A respeito de anatomia e fisiologia, julgue o item que se segue.

Os ossos são formados por células que, conhecidas como osteófitos, têm, na sua composição, apenas o fósforo.

Alternativas
Comentários
  • Osteófitos são encapados por cartilagem hialina e fibrocartilagem recém formadas mostrando grande irregularidade na sua estrutura (Marshall, 1969). Entre as alterações metabólicas sabe-se que as taxas de síntese e de secreção de enzimas degradadoras de matriz pelos condrócitos estão aumentadas.

  • n sao osteocitos?

  • A parte orgânica é formada por 90% de colágeno e por uma substância amorfa que contém proteínas. A parte inorgânica, presente em maior quantidade, é constituída por cristais de hidroxiapatita, que dão maior resistência aos ossos e são compostos por sais minerais como cálcio e fósforo.

  • Osteófitos, também conhecido como bico de papagaio, trata-se de uma produção óssea anormal. São comuns na evolução da artrose, uma doença caracterizada por uma degeneração da cartilagem articular.

  • O osso, ou tecido ósseo, contém uma matriz extracelular abundante entre células bem separadas. A matriz extracelular é formada:

    I - 15% de água

    II - 30% de fibras colágenas, e

    III - 55% de sais minerais cristalizados.

    O sal mineral mais encontrado é o fosfato de cálcio, que se combina com outro sal mineral, o hidróxido de cálcio [Ca(OH)2], para formar cristais de hidroxiapatita. 

    Quatro tipos de células são encontrados no tecido ósseo:

    a) Células osteogênicas (osteoprogenitoras): são células ­tronco ósseas não especializadas derivadas do mesênquima. São as únicas células ósseas que sofrem divisão celular; as células resultantes se tornam osteoblasto.

    b) Osteoblastos:são células formadoras de osso. Elas sintetizam e secretam fibras de colágeno e outros componentes orgânicos necessários para formar a matriz extracelular do tecido ósseo e iniciam a calcificação. Uma vez que os próprios osteoblastos são recobertos por matriz extracelular, tornam­se aprisionados em suas

    secreções e transformam­se em osteócitos

    c) Osteócitos: células ósseas maduras, são as principais células do tecido ósseo, responsáveis pelo metabolismo

    ósseo diário, como a troca de nutrientes e resíduos com o sangue. Assim como os osteoblastos, os osteócitos não

    sofrem divisão celular.

    d) Osteoclastos: são células enormes derivadas da fusão de cerca de 50 monócitos (um tipo de leucócito), que se

    concentram no endósteo.Liberam ácidos e enzimas lisossômicas que digerem os componentes minerais e proteicos da matriz extracelular óssea subjacente. Essa degeneração da matriz extracelular óssea, chamada reabsorção, é parte do desenvolvimento, da manutenção e do reparo ósseos. 

    Osteófito é o crescimento ósseo com a evolução de doenças degenerativas, como a que forma o bico-de-papagaio (osteofitose).

    REFERÊNCIA: TORTORA. Princípios de anatomia e fisiologia. 14° Ed.