SóProvas


ID
4977541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A utilização de adequados métodos de desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos de saúde é uma medida de prevenção das doenças e promoção da saúde do trabalhador. A respeito desse tema, julgue o seguinte item.


O glutaldeído é usado principalmente como esterilizante e desinfetante de equipamentos médico-cirúrgicos que não devem ser submetidos a métodos físicos. 

Alternativas
Comentários
  • Glutaraldeído é um agente desinfetante bactericida que apresenta rápida e efetiva ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas. É eficaz contra Mycobacterium tuberculosis, alguns fungos e vírus, incluindo os da hepatite B e HIV. É lentamente efetivo contra esporos.
  • glutaldeido como esterilizante?! questão mal formulada
  • A solução de Glutaraldeído a 2% é utilizada para desinfecção de artigos termossensíveis. Também é utilizada na esterilização artigos críticos termossensíveis como, por exemplo, cateteres, drenos, tubos de polietileno dentre outros. É também utilizado na esterilização de artigos termorresistentes, tais como: instrumentos metálicos, tubos silicone, ou PVC, componentes metálicos utilizados na endoscopia.

    O Glutaraldeido tem ação esporicida, ou seja, elimina os esporos de bactérias, age na presença de matéria orgânica presente nos materiais contaminados, pode ser utilizado em metais sem que haja corrosão e não causa danos as lentes dos endoscópios.

    Para que sua ação seja efetiva, devemos ter uma série de cuidados:

    • Observar sua coloração a qual é esverdeada e a presença de matéria orgânica em suspensão após uso;

    • Deve ser observada a validade do produto após diluição conforme fabricante, normalmente é de 14 ou 28 dias;

    • O recipiente utilizado para acondicionar a solução ativada de glutaraldeído deverá possuir tampa e ser mantido fechado;

    • O material que será imerso deverá ser previamente lavado rigorosamente, enxaguado e estar seco para evitar a contaminação da solução ou alteração de sua concentração devido à presença de água no material a ser imerso;

    • Anotar a hora em que foi submerso e retirar para desinfecção após trinta minutos ou conforme orientação do fabricante; no caso de esterilização normalmente o tempo utilizado é de 8 a 10 horas;

    • O recipiente o qual acondiciona a solução de glutaraldeído ativada deverá ser identificado com data de ativação e de preferência o profissional que a preparou.