SóProvas


ID
4977619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    Ao ousar criar novas formas de conhecimento, a pesquisa participante cria, na verdade, uma única inovação. A ideia de que tal conhecimento somente se cria através do diálogo e a serviço do diálogo, entre sujeitos diferentes, mas nunca desiguais situados de um lado e do outro, mas frente a um mesmo horizonte de humanização do mundo e da vida social, através, também, disto a que damos, em geral, o nome de pesquisa científica.
Carlos Rodrigues Brandão (Org.).
Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981.

Julgue o item a seguir, relativo à pesquisa participante.


Gastón Bachelard foi o precursor da participação na pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • Ao buscar a origem da pesquisa participante, Brandão (1987) sustenta sua análise a partir de duas vertentes: Bronisław Kasper Malinowski (1884- 1942), antropólogo polaco, fundador da escola funcionalista, e Karl Heinrich Marx (1818-1883), intelectual e revolucionário alemão. Segundo o autor, foi Malinowski que instituiu a observação participante na pesquisa como elemento inerente a essa proposta. A afirmação de Brandão pauta-se nos registros contidos no diário de campo do antropólogo, que escreveu que seu método de trabalho pressupunha a convivência com os nativos e a proximidade com seus estilos de vida. 

    Ao referir-se à vinculação de Marx com a pesquisa participante, Brandão (1987) ressalta que é com ele que se inicia a participação direta dos sujeitos na pesquisa. Em 1880, a pedido da Revue Socialiste 4 , na França, Marx organiza uma enquete, por meio de um questionário contendo 101 perguntas, para levantar e analisar as condições de trabalho dos operários e para impulsioná-los a refletir sobre suas condições. A proposta era a de que esse questionário fosse aplicado por todos os sindicatos da Europa e o seu resultado servisse de base à ação do movimento operário internacional.