-
O que são armaduras duplas ?
Define-se viga com armadura dupla, ou duplamente armada, aquelas em que as barras de aço são colocadas no banzo tracionado e também no banzo comprimido, gerando respectivamente a existência de (As) e (A's).
Quando se usar armaduras duplas ?
A utilização da armadura dupla se faz necessária nos casos em que se deseja evitar o domínio 4 e não podemos aumentar a altura da seção devido às restrições arquitetônicas. Sendo: Asc = armadura comprimida; Ast = armadura tracionada; Md = momento de cálculo atuante; x = posição da linha neutra.
-
Acredito que o erro está na palavra "faces", pois a armadura dupla é quando se utiliza aço tanto na zona de tração (óbvio) como na de compressão.
-
O erro está em dizer que "ocorre tração em toda a seçao de concreto". Sabemos que numa viga o concreto trabalha parte tracionado e parte comprimido...
-
Erro : "ocorre tração em toda a seçao de concreto" O esforço de tração ocorre na parte inferior da viga , ou seja , na seção abaixo da linha neutra.
-
Quando o momento solicitante em uma seção é suficiente para atingir uma profundidade de linha neutra igual ao limite da norma (0,45.d / para concretos de ate 50MPa, sem distribuição de momento). O momento gerado pelo binário força de tração no aço e de compressão no concreto é igual ao momento solicitante.
Sem os esforços axiais as forças de compressão no concreto e de tração no aço tem a mesma intensidade.
Para aumentar a força de tração basta adicionar mais aço na região tracionada da viga e para aumentar a compressão, descer a linha neutra, porem a linha neutra não pode abaixar além do permitido em norma. Devido a isso a linha neutra estando em seu limite de norma a solução é adicionar armadura dupla na região comprimida.
Sendo assim o erro da questão está na necessidade de se adicionar aço apenas na região comprimida, abaixo da linha neutra.