SóProvas


ID
4978468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação aos conceitos e aplicações de custos, julgue o item a seguir.


A escolha da melhor base de rateio para os custos indiretos é assunto complexo e, muitas vezes, controvertido. Se o critério utilizado for, por exemplo, a relação causal, no caso de assistência técnica de veículos, relacionada ao desgaste provocado pela sua utilização, o mais adequado seria ratear o custo da assistência técnica com base no ano de fabricação dos veículos.

Alternativas
Comentários
  • Nao sei a matéria, mas pela resposta nao se relacionaria com o ano de fabricacão, mas sim com a kilometragem rodada, ou seja, seu uso.

  • Parece-me que qualquer gabarito que o Cespe escolhesse teríamos de engolir seco, afinal, "a escolha da melhor base de rateio para os custos indiretos é assunto complexo e, muitas vezes, controvertido."

    ***

    Prosseguindo na análise da questão:

    "Se o critério utilizado for, por exemplo, a relação causal, no caso de assistência técnica de veículos, relacionada ao desgaste provocado pela sua utilização, o mais adequado seria ratear o custo da assistência técnica com base no ano de fabricação dos veículos."

    ***

    Provavelmente o rateio mais adequado seria com base na quilometragem (seria a forma menos arbitrária de estimar o uso do veículo e, consequentemente, seu desgaste).

    Ex.: caso a empresa adquira dois veículos seminovos (de diferentes anos de fabricação), o critério de rateio da assistência técnica (para estimar o desgaste pelo uso) com base no ano de fabricação poderia não ser completamente fidedigno (pois seria possível adquirir um veículo 2015 com menos uso (quilometragem) do que um veículo 2017). Por outro lado, caso a empresa só adquira veículos novos e os utilize de forma muito parecida, não me parece absurdo adotar o critério de rateio da assistência técnica com base no ano de fabricação.

    ***

    Como o próprio Cespe afirmou: "a escolha da melhor base de rateio para os custos indiretos é assunto complexo e, muitas vezes, controvertido."

    ***

    Gabarito: Errado.

  • Acredito que a "relação causal" mencionada na questão se refere à possível causa do problema (motor, câmbio, parabrisa, etc.) e isso não estaria relacionado ao ano de fabricação. Um carro quase zero km, poderia levar uma pedrada no para-brisa e os custos advindos da manutenção estariam relacionados a essa causa.

  • Parece complicado, mas não é: "Se o critério utilizado for, por exemplo, a relação causal, no caso de assistência técnica de veículos, relacionada ao desgaste provocado pela sua utilização, o mais adequado seria ratear o custo da assistência técnica com base no ano de fabricação dos veículos."

    Podemos ter veículos antigos e pouco utilizados e podemos ter veículos novos, porém extremamente utilizados. Não faz sentido usar esse critério levando em conta o desgaste como causa.

  • As questões se repetem, no caso em tela não há uma obrigatoriedade por se utilizar esse ou aquele critério de rateio. Não há norma prevista e também, para cada caso, pode haver situações e soluções peculiares que favorecem a utilização de determinado critério de rateio. Por exemplo, vejam essa questão:

    (SEFAZ-AL 2020)

    Se das análises for concluído que 90% dos custos indiretos dizem respeito a depreciação, energia elétrica e manutenção, não poderá ser utilizado o critério da matéria-prima aplicada para rateio dos custos indiretos aos produtos A e Z.

    Certo

    Errado

    No caso, essa questão possui a mesma solução. Seria, no caso, melhor utilizar outro critério (horas utilizadas), o que deixaria a questão certa. Porém NÃO HÁ OBRIGATORIEDADE para escolha desse ou aquele critério de rateio. Ou seja, por mais que seria melhor utilizar o critério de horas utilizadas, a afirmativa está errada porque, apesar de não ser ideal, ser utilizado o critério de matéria-prima também. Não há qualquer vedação nesse sentido. (Comentário de acordo com o professor Marco Masella, que comentou a questão).

  • (ERRADO)

    o mais adequado pra quem????