SóProvas


ID
4978501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito do IRPJ, da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) e do LALUR, julgue o item seguinte.


A base de cálculo da CSLL tem como ponto de partida o resultado mercantil, antes da provisão para imposto de renda (PIR). Os ajustes, extracontábeis, consistem em adições, exclusões e a compensação da base de cálculo negativa da contribuição em períodos anteriores. A CSLL não é dedutível no cálculo da PIR.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    CSLL

    A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é um tributo federal brasileiro que incide sobre o lucro líquido do período-base, antes da provisão para o Imposto de Renda.

    FONTE: WIKIPÉDIA

  • A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um imposto pago pelas pessoas jurídicas e as equiparadas por esta (funcionários), a partir dos lucros da empresa e destinado à seguridade social no Brasil.

    O apuramento da quantia a ser paga é o mesmo feito ao Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), sendo que, o valor será determinado pela base de cálculo escolhida, diferenciando-se apenas na alíquota aplicada. Ambos são recolhidos trimestralmente pela empresa ao governo.

    A base de cálculo deste imposto é feita sobre os lucros da empresa, que são divididos em dois critérios escolhidos pelos empresários: Lucro Presumido ou Lucro Real. O critério é escolhido ao início do ano e fixado por todos os trimestres deste mesmo ano e aplicados tanto para o IRPJ, quanto ao CSLL.

  • CERTO

    Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal cobrado sobre o lucro líquido da empresa.

    Para que serve a CSLL? A CSLL contribui para a Seguridade Social. As alíquotas (percentual sobre o lucro bruto) variam de acordo com o regime tributário da empresa (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real).

    Muitos acreditam que a CSLL é um imposto, mas na verdade, trata-se de uma contribuição. A diferença é que as contribuições têm um fim específico, enquanto impostos, como o Imposto de Renda, não têm uma destinação de gastos especificamente definida.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na PCDF e tem dificuldade em contabilidade e vai dar um gás final.

    O professor e William Notario fez uma mentoria com aproximadamente 30 horas aula e 300 questões comentadas visando aquilo que é mais cobrado pelo cespe. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessa disciplina. Fica a sugestão.

    Link: https://go.hotmart.com/J56069226N

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!