Conforme Cunha (2001, p. 36-37):
A bibliografia é uma lista de referências bibliográficas relativas aos diversos tipos de fontes de informação sobre determinado assunto ou pessoa. Em geral, é organizada por ordem alfabética ou cronológica de autores. Em termos de cobertura, pode ser exaustiva ou seletiva, podendo trazer apenas a referência bibliográfica ou incluir anotações sobre o item analisado.
Os índices, também denominados bibliografias correntes, em geral indexam novos livros e artigos de periódicos. Podem incluir resumos (abstracts) e são publicados com freqüência variada e de modo regular. Alguns índices fazem a análise de periódicos selecionados em determinada área de assunto, outros procuram incluir o máximo de títulos de periódicos. Com o uso cada vez maior do computador, muitos índices passaram também a ser editados em forma digital, estando disponíveis em cederrom e/ou com acesso em linha pela Internet. O acesso pela Internet requer, em muitos casos, o pagamento prévio ou a obtenção de senha para conectar-se à base de dados.
Como indica o adjetivo, relacionam apenas documentos publicados em anos anteriores à data em que foram compiladas, não estando entre seus objetivos a atualidade ou novidade desses documentos. Por isso mesmo, as bibliografias retrospectivas se publicam em geral no formato de documentos não-periódicos.
Gab. D
CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos/ Livros, 2001. 168 p. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15121/3/LIVRO_ParaSaberMais.pdf