-
um mecanismo que reduz as irreversibilidades dos ciclos restringe a melhoria do desempenho de uma máquina térmica??
to aguardando esse monte de gente que marcou "certo" vir aqui nos comentários explicar isso
-
Mano, há processos que aumentam a irreversibilidade e mesmo assim, aumentam a eficiência. Não seria exatamente isso o ciclo regenerativo?
-
Parece-me um problema de interpretação. A minha leitura foi mais ou menos esta: os mecanismos que levariam à uma melhoria do desempenho, pela redução de irreversibilidades, estão restringidos pela sua praticidade.
-
É interpretação mesmo.
"os mecanismos práticos para reduzir as irreversibilidades internas e externas dos ciclos de geração de força restringem a melhoria do desempenho das máquinas térmicas"
reduzindo as irreversibilidades, aumenta-se a eficiência. No entanto, é impossível eliminar todas as irreversibilidades, tendo em vista que processos reais são irreversíveis. Assim, o aumento da eficiência pela redução de irreversibilidades é limitado.
-
Mecanismos de redução de irreversibilidades (como redução de atrito) são limitados por aspectos práticos (custos, capacidade máxima de melhoria - como máximo grau de polimento de superfícies possível já feito), o que limita o desempenho de máquinas de geração de energia de modo geral. Certo
O atrito foi um exemplo, existem outros modos de redução de irreversibilidades, mas eles são limitados pela realidade dos processos e da vida.