-
Essa afirmativa fica mais fácil de entender se inserirmos 2 vírgulas:
A variação total de entropia em uma máquina térmica de ciclo reversível é nula e, em uma máquina térmica de ciclo não reversível (também chamada irreversível) que passa de um estado inicial a um estado final, é positiva.
.
Ou se reescrevermos na ordem direta:
A variação total de entropia em uma máquina térmica de ciclo reversível é nula e
[a variação total de entropia] em uma máquina térmica de ciclo não reversível (também chamada irreversível) que passa de um estado inicial a um estado final é positiva
.
S gerada < 0: impossível
S gerada = 0: reversível (ideal)
S gerada > 0: irreversível (real)
Referência: Termodinâmica (Yunus Çengel), 5a Edição
.
Gabarito: Certo
-
Entropia é uma grandeza física utilizada para descrever o nível reversibilidade ou irreversibilidade de um sistema. A variação de entropia está associada às grandezas de massa e quantidade de matéria: quanto menor for a extensão da massa, menor será a sua entropia.
-
Pra mim, esta questão está muito confusa. Ela estaria correta considerando a geração de entropia. Se é um ciclo, reversível ou não, não há variação de entropia. Em ciclos, os estados final e inicial são iguais e a entropia, sendo uma propriedade, depende apenas desses estados.
-
Entropia específica (volume específico, entalpia específica) é uma propriedade intensiva. Entropia (simplesmente) depende da massa do sistema. Problema é que, geralmente, quando falamos omitimos o termo específico, exceto para volume que é comum usar volume específico.
-
Eita pega! Questão confusa.
-
O que me confundiu foi dizer que a máquina opera em um ciclo. Que eu saiba ciclos chegam ao estado inicial ao seu fim.
-
Draco, você está certíssimo