SóProvas


ID
4981156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos a máquinas hidráulicas e a características de equipamentos mecânicos típicos de instalações industriais ou de sistemas de saneamento.


O desempenho de uma bomba hidráulica, com rotor a uma dada rotação, é corretamente caracterizado por meio das seguintes curvas características de desempenho fornecidas pelo fabricante da bomba: altura (m.c.a.) × vazão (m3 /h); potência (cv) × vazão (m3/h); rendimento (%) × vazão (m3 /h); e perda de carga distribuída (m.c.a.) × vazão (m3 /h).

Alternativas
Comentários
  • O erro está em afirmar que o desempenho de uma bomba hidráulica é caracterizado pela curva de perda de carga distribuída (m.c.a.) × vazão (m3 /h). Acredito também que o erro esteja em não especificar se a curva é é para diferentes diâmetros de rotor na mesma rotação.

    Curvas Características - Caracterização do desempenho.

    Os resultados destes ensaios são apresentados em uma série de curvas que apresentam, para diferentes diâmetros de rotor operando na mesma rotação ou, para diferentes rotações de um mesmo diâmetro de rotor, as seguintes características:

     

    -vazão × altura manométrica total;

    -vazão × rendimento;

    -vazão × potência requerida no eixo de acionamento;

  • O que eu achei estranho no item foi a parte da questão da perda de carga distribuida, que é um parâmetro associado ao sistema de canalização e não relativo à bomba em si. Marquei errado por isso, mas não tenho certeza.

    Esse parâmetro poderia até ser confundido com a altura manométrica (altura - m.c.a.), mas essa curva foi mencionada também no item.

    Bons estudos!

  • Faltou a curva de NPSH x vazão (m3 /h).

     curva NPSH apresenta a pressão de entrada mínima requerida (indicada em m) para permitir que a bomba bombeie de acordo com a curva de desempenho e de forma a evitar a evaporação do fluido bombeado, assim impedindo a cavitação no interior da bomba.

    E a curva de perda de carga distribuída (m.c.a.) × vazão (m3 /h) não é associada à bomba, e sim à tubulação.

  • O problema aí é que as coisas estão todas em função da vazão enquanto que os parâmetros são dependentes dos 2.

  • Só existem 3 tipos de curvas para bombas (2 delas dadas pelo fabricante):

    1-CCB -> Curva Característica da Bomba (Dado pelo fabricante)

    1-CCI -> Curva Característica da Instalação (Dado pelo projeto da instalação)

    2-CCr -> Curva Característica de Rendimento da Bomba (Dado pelo Fabricante)

    Todas elas são resultado de medições num Gráfico de H vs Q (Altura manométrica vs Vazão). Inclusive podem ser sobrepostas para encontrar o ponto ideal de operação, ou mesmo para análise do tipo de bomba a ser instalado.