SóProvas


ID
4989127
Banca
FCC
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois de vender 30 mil exemplares durante o mês de lançamento, o livro de Paulo César Araújo foi proibido em todo o território nacional por determinação do juiz titular da 20ª Vara Cívil do Rio, Maurício Lima. Na sentença, o juiz alega que, apesar de a Constituição garantir a liberdade de expressão, é preciso ter autorização da pessoa sobre quem se divulgam fatos íntimos, especialmente se essa divulgação tem fins comerciais. O título do livro que causou essa polêmica é

Alternativas
Comentários
  • O livro Roberto Carlos em Detalhes, do jornalista e historiador Paulo César de Araújo, tornou-se o caso mais emblemático da polêmica das biografias não autorizadas. Lançada em 2006, a obra foi recolhida das livrarias depois que o cantor recorreu à Justiça alegando invasão de privacidade. Até a determinação judicial, cerca de 30 mil exemplares já haviam sido vendidos.

    A disputa deu musculatura para a criação do grupo 'Procure Saber', em 2013, capitaneado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e o próprio Roberto Carlos. A confraria defendia publicamente a necessidade de autorização prévia para a publicação de biografias.

    No entanto, após a repercussão negativa que o caso tomou, Roberto Carlos decidiu deixar a associação ─ e hoje seus integrantes já não discutem mais o assunto polêmico.

    https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150609_biografias_polemicas_lgb