SóProvas


ID
499279
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os levantes militares tenentistas, o fim da política café-com-leite, o agrupamento das oligarquias dissidentes na Aliança Liberal e o colapso da economia cafeeira foram alguns dos fatores que criaram as condições para a Revolução de 1930, a qual assinalou:

Alternativas
Comentários
  • A crise de 1929 (EUA) afetou a economia do café-com-leite no Brasil.

    Os latifundiários que controlavam o país na época brigavam com os militares.

    Uma Aliança Liberal (composta por tenentes e o partido democrático paulista e alguns coronéis nordestinos) foi formada e apoiaram a candidatura de Getúlio Vargas à Presidencia.

    Em 24 de outubro de 1930 terminou a Republica velha e iniou-se a Era (ditadura) Vargas.
  • Discordo do comentário anterior do colega unica e exclusivamente ao chamar o início da Era Vargas de ditadura.
    A ditadura propriamente dita da Era Vargas só teve início em 1939 com o Plano Cohen e o golpe que deu origem ao Estado Novo.
  • Concordo que a ditadura oficial tem se iniciado neste peródo.

    Por alguns anos mantive meu pensamento também nesta linha... mas estudando mais, percebi as justificativas das suas atitudes.
  • Apenas para corrigir um detalhe de data. A ditadura a que se referem (Estado Novo) iniciou-se em 37 (e não 39), com o fechamento do Congresso e a outorgação da constituição linha dura, vulgo Polaca. Encerrou-se em 45, com o fim do primeiro período de governo getulista e redemocratização por Dutra.
  • Respota correta - C

    Em 1930, a crise que se configurara ao longo da dé­cada atingiu sua culminância: as oligarquias regionais dissidentes optavam pela luta armada, o descontentamen­to militar ganhava novo alento, as classes médias urbanas, insatisfeitas, constituíam um amplo setor de apoio. Nesse momento, o setor cafeeiro era atingido pelos primeiros efeitos da Crise de 1929 e se distanciava do Governo Federal. Daí a possibilidade de vitória da revolução, que levou a uma nova composição de equi­líbrio entre setores da classe dominante, dando fim à República Velha e iniciando um novo período conhecido como Era Vargas, que se deu de 1930 à 1945.

    Durante o governo de Getúlio Vargas, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu de forma substancial, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte e interferiu na economia e foi instaurada uma nova relação com os trabalhadores urbanos. Enquanto permaneceu no poder, Vargas foi chefe de um governo provisório (1930-1934), presidente eleito pelo voto indireto (1934-1937) e ditador (1937-1945).

    Fonte: www.brasilescola.com
  • Resumidamente: alternativa c) : o ano de 1930 foi considerado o inicio da “Era Vargas”, nesse período a sociedade brasileira passou por muitas mudanças. Essas mudanças, na esfera política, cauterizaram-se pela superação do caráter descentralizador da República Velha e do poder político das oligarquias estaduais. 
  • Com a vitória de Getúlio Vargas na revolução de 1930, um movimento de oligarcas dissidentes e tenentes, colocava um ponto final na República Velha. O Brasil entraria numa nova fase da sua história: a ERA VARGAS, em novembro de 1930

    Então com a vitória de vargas na revolução, deu fim a República velha e iniciou o seu Poder.

    Resposta Correta: LETRA C.

    Att,
    Pedro.
  • fim da República Velha e o início da Era Vargas.

  • Considera-se historicamente dois momentos do tenentismo: 

    • Antes de 1930: período com características de revoltas; e 

    • Depois de 1930: com participação de tenentes no governo.

    Em 1929, parte do Tenentismo viria a participar da Aliança Liberal, com a marcante exceção de Luís Carlos Prestes, que aderira ao comunismo em maio de 1930. A Aliança Liberal era formada pelos presidentes de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba. Dentre outras bandeiras, o grupo defendia:

    • A justiça trabalhista;

    • O voto secreto; e 

    • O voto feminino.

    O tenentismo, em sua grande maioria, apoiou esse movimento e, depois da vitória e posse de Getúlio Vargas, vários tenentes tornaram-se interventores, como Juracy Magalhães na Bahia, Landri Sales no Piauí, Magalhães Almeida no Maranhão e Joaquim de Magalhães Cardoso Barata no Pará.

    A chegada de Getúlio Vargas ao poder significou o fim da República Velha.

    Resposta: C