Alternativas
As migrações internacionais ocorrem, na atualidade, sobretudo, dos países do Sul subdesenvolvidos para os países do Norte desenvolvidos.
O número de estrangeiros que vive dentro das fronteiras européias corresponde a uma importante parcela da população total dos países. Milhões de imigrantes do Terceiro Mundo constituem um batalhão de mão de obra barata para os serviços não especializados. Hoje, esses imigrantes enfrentam a rejeição da população local e a repressão dos governos.
No Brasil, ocorrem diversos movimentos populacionais internos, entre áreas de atração e áreas de repulsão populacionais.
Tradicionalmente, a principal área de repulsão populacional do Brasil sempre foi o Nordeste. Mas, isto está mudando. Atualmente a emigração do Nordeste apresenta uma redução e verifica- se uma migração de retorno à região de origem.
A população mundial é migrante. A partir da década de 80, este movimento observado no cenário mundial ocorre principalmente, no chamado mundo subdesenvolvido que apresenta um elevado número de imigrantes.