SóProvas


ID
4997542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

      A Paraíba está situada na porção leste da região Nordeste. Seu território abriga o ponto extremo leste da América do Sul. Seu relevo comporta planície, planalto e depressões. Com 1.197 metros de altitude, o pico do Jabre, na serra do Teixeira, é o ponto mais elevado do território do estado. Quanto à vegetação, veem-se mangues, pequena área de floresta tropical e caatinga. O clima comporta, basicamente, dois tipos: tropical e semiárido. Entre suas principais cidades, estão a capital João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Guarabira, Cajazeiras, Sapé e Cabedelo.
         A ocupação e a colonização da Paraíba tiveram início no mesmo século em que começou a colonização do Brasil. A fundação da Vila de Felipéia de Nossa Senhora das Neves ocorreu em 1585. A cana-de-açúcar esteve na origem da colonização do território paraibano, vinda de Pernambuco. O desenvolvimento da economia açucareira atraiu a atenção de outros europeus que tentaram se fixar na região. Na mesma época, na região em torno da atual Campina Grande, desenvolvia-se a pecuária. No século XIX, a Paraíba envolveu-se nas lutas pela independência do Brasil. Em 1874, uma revolta, verdadeira insurreição popular contra a pobreza, a fome, os impostos elevados e o descaso pela população sertaneja, sacudiu a província. Na Primeira República (1889-1930), a economia manteve-se atrelada a uma agricultura estagnada e, sob o ponto de vista político, o Estado continuou submetido ao poder das oligarquias. Em 1930, a Paraíba teve importante papel na Revolução que levou Getúlio Vargas ao poder nacional.

Tal como ocorria na Zona da Mata nordestina, a atividade econômica predominante no processo de colonização da Paraíba, cuja importância continuou a manifestar-se depois da independência, foi a

Alternativas
Comentários
  • "exploração das drogas do sertão." kkkkkkk

  • AGROINDÚSTRIA AÇUCAREIRA.

    GAB.: E.

    O temor do Senhor ensina a sabedoria,

    e a humildade antecede a honra.

    Provérbios 15:33

  • Teve 49 pessoas que marcaram exploração das drogas??? Q

  • No século XIX, a Paraíba envolveu-se nas lutas pela independência do Brasil. E a economia manteve-se atrelada a uma agricultura estagnada e, sob o ponto de vista político, o Estado continuou submetido ao poder das oligarquias.

    OLIGARQUIAS : significado é “governo de poucos”

  • "O caráter da ocupação do Litoral paraibano foi semelhante àquele que dominou toda fachada oriental nordestina: baseava-se na exploração da cultura da cana-de-açúcar em grandes unidades produtivas conhecidas como "engenho". Quando os holandeses conquistaram a Paraíba, em 1634, já encontraram uma estrutura agrária implantada a qual voltava-se para o abastecimento do mercado europeu de açúcar."

    GABARITO: LETRA E

  • Não sei qual é o motivo de algumas pessoas estarem achando absurdo e engraçado o termo "drogas do sertão", saibam que as drogas do sertão tiveram suma importância para a história.

    Através do contato com as populações indígenas os colonizadores conheceram as potencialidades curativas e culinárias das chamadas “drogas do sertão”.

    Antes mesmo da colonização, toda a Europa tinha grande interesse nas especiarias vendidas nas Índias, o que depois de um tempo e experiências passou a se tornar inviável economicamente a comercialização dessas especiarias em Portugal. No século seguinte a exploração da região amazônica acabou surgindo como solução para o papel econômico anteriormente desempenhado pelas especiarias indianas. Afinal, esse espaço do território colonial acabou se mostrando rico em frutas, sementes, raízes e outras plantas que tinham finalidades medicinais e culinárias. Cacau, cravo, guaraná, urucum, poaia e baunilha foram alguns dos produtos que ficaram conhecidos como as tais “drogas do sertão”.