GABARITO: C
Toxicologia ocupacional: Identifica as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que oferecem, com o objetivo de preservar a saúde do trabalhador. São estudados tanto os agentes tóxicos de matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados como o monitoramento biológico do trabalhador.
Toxicologia ambiental: Estuda os efeitos dos produtos químicos em organismos como peixes, aves, animais terrestres e plantas. A ecotoxicologia, uma área especializada da toxicologia ambiental, é voltada especificamente para o impacto das substâncias tóxicas na população de um ecossistema.
Toxicologia alimentar: Abrange principalmente aspectos da segurança alimentar, os efeitos adversos produzidos por agentes químicos presentes em alimentos, sejam eles naturais ou sintéticos. E estabelecer as condições nas quais os alimentos podem ser ingeridos sem causar danos.
Toxicologia Forense: Envolve a aplicação da toxicologia com finalidade legal. Tem como objetivo principal a busca de uma evidência que irá permitir a identificação da presença de uma substância química (agente tóxico) na investigação criminal, seja para causa de morte, dano à saúde ou ao patrimônio.
Toxicologia de Medicamentos: Atua na pesquisa e busca de novas drogas e remédios usados no tratamento e prevenção de doenças, assim como suas consequências para o organismo.
Toxicologia Analítica: Identifica substâncias nocivas no sangue, urina, cabelo, saliva, etc. Essa área pode auxiliar no diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção de intoxicações.