-
A cocaína apresenta tempo de meia-vida biológica CURTO, cerca de 60 min para os que usam intranasalmente e cerca de 10 a 30 min para os que usam na forma VENOSA e fumada (crack).
-
Qual é o erro da letra E, Jeová?????
-
GABARITO: D
Cocaína: É extraída das folhas da coca (erythroxylon coca). Pode ser aspirado pelo nariz, friccionado junto à mucosa da boca ou diluído para ser injetado na corrente sanguínea. O uso prolongado através de aspiração pelo nariz faz com que se criem pequenos buracos, que perfuram o septo nasal. Os olhos do drogado são fundos, brilhantes, de pupilas dilatadas. Há um tremor quase generalizado, mais predominante nos lábios e nas extremidades dos membros. Provoca, ainda, "tiques nervosos", taquicardia e aumento da pressão arterial. Causa excitação e euforia (bloqueio na recaptação das catecolaminas). São duas formas básicas de utilização: através do cloridrato de cocaína ou através da cocaína pura.
-
Gente, sobre a letra E...
Na minha opinião, a única possibilidade de justificar o erro dessa questão é por frisar o uso prolongado. A cocaína é a droga com maior potencial de recompensa por reforço positivo, a que mais altera as vias dopaminérgicas e que poderia causar dependência inclusive após uma única administração.
Ainda assim, a letra E não estaria errada (porque não diz que a dependência ocorre SOMENTE com o uso prolongado), mas não consigo encontrar outra justificativa.
-
A cocaína produz efeitos em 1-2 minutos, quando é administrada via intravenosa. Pode produzir níveis altos transitórios no cérebro e coração capazes de provocar convulsões ou arritmias cardíacas, enquanto a mesma dose via nasal pode causar só euforia.