SóProvas


ID
4998568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Após a sua descoberta e sua síntese, as anfetaminas têm sido amplamente utilizadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, elas foram usadas por soldados e trabalhadores da indústria bélica para aumentar o estado de alerta e melhorar o desempenho, e, atualmente, vários trabalhos descrevem sua utilização pelos motoristas profissionais, com o objetivo de suportar longos períodos de alerta enquanto estão dirigindo. Acerca das anfetaminas, julgue os itens abaixo.

I As anfetaminas inicialmente promovem um aumento na atividade mental e física do usuário como euforia, excitação e estimulação locomotora.
II As anfetaminas apresentam ações parassimpatomiméticas periféricas como elevação da pressão arterial e inibição da motilidade gastrintestinal.
III Os efeitos das anfetaminas observados são decorrentes da liberação de acetilcolina no cérebro.
IV As anfetaminas, após uso prolongado, causam degeneração das terminações nervosas que contêm aminas.
V Fármacos com mecanismos de ação semelhantes ao das anfetaminas causam acentuada anorexia após uso crônico e prolongado.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • ninguém nem arrisca a a comentar
  • alternativas I e IV estão corretas.

  • Questões corretas: I e IV. Q2: efeito SIMPATOMIMÉTICO Q3: Ação relativa a aumento da liberação e tempo de ação da DOPAMINA E NORADRENALINA no cérebro Q5: uso cronico - dependencia, taquicardia, reduzido estado de alerta, podem ocorrer alucinações e delirios. pode ocorrer vasculite necrosante em multiplos sistemas / órgãos. fonte: msdmanuals.com/pt-bt/profissional/tópicos-especiais/drogas-ilícitas-e-intoxicantes/anfetaminas