SóProvas


ID
5005954
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia.

Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirmam ser funções dos cursos superiores de tecnologia.


( ) Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

( ) Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho

( ) Adotar a flexibilidade, a multidisciplinaridade, a contextualização e a atualização contingenciada dos cursos e seus currículos.

( ) Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos.

( ) Desenvolver competências profissionais regulares, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços.

( ) Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais, resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias.

( ) Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirmam ser funções dos cursos superiores de tecnologia.

    (V) Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

    (V) Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho

    (F) Adotar a flexibilidade, a multidisciplinaridade, a contextualização e a atualização contingenciada dos cursos e seus currículos.

    (V) Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos.

    (F) Desenvolver competências profissionais regulares, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços.

    (V) Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais, resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias.

    (V) Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.

    DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIAS:

    ARTIGO 2 - OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TECNOLÓGICO SERÃO DESIGNADOS COMO CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E DEVERÃO:

    1) INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO. DA CAPACIDADE EMPREENDEDORA E DA COMPREENSÃO DO PROCESSO TECNOLÓGICO EM SUAS CAUSAS E EFEITOS.

    2) INCENTIVAR A PRODUÇÃO E A INOVAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA E SUAS RESPECTIVAS APLICAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO.

    3) DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS TECNOLÓGICAS. GERAIS E ESPECÍFICAS PARA A GESTÃO DE PROCESSOS E A PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS.

    4) PROPICIAR A COMPREENSÃO E A AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS RESULTANTES DA PRODUÇÃO, GESTÃO E INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS.

    5)PROMOVER A CAPACIDADE DE CONTINUAR APRENDENDO E DE ACOMPANHAR AS MUDANÇAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, BEM COMO PROPICIAR O PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS EM CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO.

    6) ADOTAR A FLEXIBILIDADE, A INTERDISCIPLINARIDADE, A CONTEXTUALIZAÇÃO E A ATUALIZAÇÃO PERMANENTE DOS CURSOS E SEUS CURRÍCULOS.

    7) GARANTIR A IDENTIDADE DO PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DE CURSO E DA RESPECTIVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR.

    GABARITO D