SóProvas


ID
5006065
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A multiplicação e a diversificação das fontes representam, certamente, um sinal da complexificação da vida social: desdobram e alargam as instâncias que produzem discursos e iniciativas, acrescentam e diferenciam canais e modalidades de comunicação, fazem crescer o volume de dados e informações, expressam, finalmente, a intervenção de novos atores na cena social. Neste processo, as fontes organizadas e, frequentemente, profissionalizadas adquirem um estatuto e um poder significativos, quer face às mídias e aos jornalistas, quer face ao público em geral, do qual emergem, de resto. Este fenômeno é bem um sintoma de que o jornalismo, sendo um fator de configuração e representação da vida social, é, ao mesmo tempo, condicionado pela ação de uma «comunicação estratégica» situada a montante do trabalho dos jornalistas. (PINTO, 2000, p.292)

A esse respeito, avalie os aspectos constitutivos ao debate sobre fontes jornalísticas e relacionamento entre jornalistas e fontes.


I. Os jornalistas prescindem das fontes e dos seus serviços.

II. O interesse privado de uma grande parte das fontes organizadas e profissionalizadas leva-as a construir uma ação estratégica e tática voltada para a conquista da cobertura das mídias.

III. O esforço de gerir as tentativas dos jornalistas de aceder às áreas de bastidores das instituições a que estão ligados é também uma ação estratégica e tática das fontes organizadas e profissionalizadas.

IV. No que se refere à relação com as fontes, os jornalistas põem em ação processos que permitem conciliar a colaboração produtiva da fonte e o distanciamento crítico que o trabalho jornalístico supõe.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Questão clássica de concursos. Prescinde = não precisa. Dizer que o jornalista não precisa de fontes é uma incoerência, o que faz com que a única alternativa possível de escolha seja a letra D.