SóProvas


ID
5009839
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As estatísticas mais recentes do Brasil rural revelam um paradoxo que interessa a toda sociedade: o emprego de natureza agrícola definha em praticamente todo o pais, mas a população residente no campo voltou a crescer, ou pelo menos parou de cair. Esses sinais trocados sugerem que a dinâmica agrícola, embora fundamental, já não determina sozinha os rumos da demografia no campo. Esse novo cenário é explicado em parte pelo incremento do emprego não agrícola no campo. Ao mesmo tempo, aumentou a massa de desempregados, inativos e aposentados que mantêm residência rural.

SILVA, J. G. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estudos Avançados, n 43, dez 2001.

Sobre o espaço brasileiro, o texto apresenta argumentos que refletem a

Alternativas
Comentários
  • Questão que versa sobre um tema bastante difícil para a geografia definir: os limites do que é rural e o que é urbano.

    Isso porque, na modernidade, esses ambientes deixaram de ser homogêneos, ou seja, sem estratificações, isto é, a roça só ter agricultura e a cidade ter empresas. Essa dinâmica foi proporcionada devido aos investimentos em melhoras no campo, o que se refletiu em alterações na imagem desses ambientes, o ambiente rural hoje, por exemplo, já conta com a presença de inúmeras empresas, zonas tecnológicas etc, coisa que só se via no ambiente urbanizado. Dessa forma, existe uma heterogeneidade no modo de vida agrário.

    Letra A)

  • A questão aborda a relação entre a Geografia Agrária e a Demografia. O texto de apoio aborda o aumento da complexidade das ocupações em espaços rurais e sua relação com os fluxos populacionais. O enunciado busca a alternativa que melhor se relacione com os argumentos apresentados no texto.
    A) Heterogeneidade significa o mesmo que diferenciação nesse caso. Outro ponto importante é lembrar que rural é diferente de agrícola, sendo o primeiro relativo a densidade da ocupação do espaço e o segundo relacionado ao tipo de atividade econômica que ocorre nele. Sendo assim o texto de apoio é claro em afirmar que está aumentando a quantidade de população em meio rural que não está ocupada com a atividade agrícola. Afirmativa correta. 
    B) O enunciado é claro ao condicionar a alternativa correta aos argumentos do texto e fluxos populacionais para cidades não são citados em momento algum. E mesmo assim é possível afirmar que os fluxos populacionais para cidades ainda são alimentados pela migração entre cidades sem necessariamente ocorrer perdas populacionais consideráveis em espaços rurais como descreve o texto.
    C) Migração sazonal ocorre em casos de necessidade específica de mão de obra agrícola como na época de colheita em culturas como a cana-de-açúcar ou o café e o texto trata de população fixada em espaços rurais e não em movimento migratório.
    D) Significa que é impossível separar local de moradia e renda o que é exatamente o contrário do que afirma o texto que é claro em destacar a complexidade das diferentes ocupações em espaços rurais.
    E) Afirmativa que foge completamente do tema do texto de apoio e do enunciado que não aborda a regularização fundiária e tampouco a questão de fronteiras.   

    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Assunto recorrente nas provas do Enem, praticamente todos os anos temos questões sobre a distinção do campo para cidade e suas funcionalidades no âmbito de produção.

    Interpretando esse trecho "Esse novo cenário é explicado em parte pelo incremento do emprego não agrícola no campo." ficaria tranquila a questão.

    O que temos no campo? Agricultura!

    Agora deixamos de ter apenas isso, com setores diversificados, HETEROGÊNEOS...

  • Letra A

    O texto se refere a questão das novas ruralidades, das novas praticas do campo moderno, que por um lado exigem menos mão de obra, o que pode gerar desemprego no campo, ao mesmo tempo que se observa um fluxo de pessoas para essa região exercendo novas atividades econômicas, como ecoturismo, hotel fazenda entre outras. Assim, a heterogeneidade do modo de vida no campo marca esses sinais trocados.

  • Letra A

    A mecanização e a modernização no campo brasileiro provocaram nas últimas décadas intenso êxodo rural, representando importante fator que colaborou com o crescimento da população urbana no país.

    A redução de oferta de trabalho em atividades agropecuárias tem levado ao crescimento de outras atividades, como o turismo rural, o ecoturismo, a agroindústria e o extrativismo, o que torna atualmente o modo de vida no campo mais heterogêneo.

  • A se encaixa melhor que a B

  • O texto se refere a questão das novas ruralidades, das novas práticas do campo moderno, que por um lado exigem menos mão de obra, o que pode gerar desemprego no campo, ao mesmo tempo que se observa um fluxo de pessoas para essa região exercendo novas atividades econômicas, como ecoturismo, hotel fazenda entre outras. Assim, a heterogeneidade do modo de vida no campo marca esses sinais trocados

  • LETRA A Acho interessante ressaltar que hoje em dia, os campos não se limitam apenas aos ruralismo e plantio, tendo expandido seus serviços e possibilidades.

  • Aumentando a quantidade de população em meio rural que não está ocupada com a atividade agrícola