-
O Gabarito do desc. explicou direitinho a questão:
O texto aborda a questão da organização em rede como um elemento de complexidade na formulação de estratégias geopolíticas de um Estado. Um excelente exemplo disso é a abordagem de enfrentamento ao terrorismo adotado pela Doutrina Bush no início do século XXI. É necessário combater o inimigo de forma convencional atacando sítios militares ao mesmo tempo que é necessário enfrentar sua capacidade de organização em rede, espalhado por diversos países utilizando as tecnologias para atuar de forma desconcentrada. Essas organizações em rede complexificam a geopolítica, estabelecendo inimigos diretos e inimigos possíveis, demandando políticas específicas para as relações internacionais.
Letra B)
-
Questão que aborda a Geopolítica contemporânea tema de grande importância que para além dos estudos recomendados pode e deve ser complementado pelo acompanhamento atencioso do noticiário sobre relações internacionais, sobretudo quando envolve grande potências. O texto de apoio aborda a estratégia norte-americana de contenção e enfrentamento do que consideram como ameaças ao seus interesses por todo o mundo destacando seu abrangência global e grande complexidade. O enunciado questiona qual ação é mais adequada a estratégia demonstrada no texto.
A) A postura norte-americana em relação aos conflitos que participa por todo o mundo aparenta ser mais de manutenção do que de erradicação dos mesmos haja vista a sua atuação em países como Colômbia, Iraque, Afeganistão e Síria entre outros onde os conflitos arrastam-se por décadas sem solução aparente.
B) Redes do ponto de vista geográfico são pontos que se interconectam a partir do uso de sofisticadas tecnologias que permitem o monitoramento e a ação conjunta de todos os pontos. Isto significa que para alcançar os objetivos do Departamento de Estado descritos no texto de monitorar e combater de várias formas ameaças em qualquer ponto do globo esta tática de se organizar em redes é de longe a mais eficiente. Alternativa correta.
C) Este objetivo é simplesmente inalcançável. Os estudos sobre globalização comprovam que se por um lado as influências culturais globalizantes são muito poderosas as resistências locais a elas também são igualmente fortes com o resgate de tradições e manifestações da cultura local como forma de valorizar a produção nacional.
D) Apesar do discurso de proteção internacional dos valores democráticos o Departamento de Estado norte-americano mantém boas relações diplomáticas com países de governos autocráticos e violentos como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes desde que sejam aliados em sua posição nos conflitos geopolíticos.
E) Com a administração presidencial anterior nos EUA a diplomacia foi em diversos momentos substituída pelo unilateralismo com a tomada de decisões de maneira autoritária e sem considerar a opinião de parceiros como na retirada do acordo nuclear com o Irã por exemplo que contrariou os aliados europeus.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
Sempre houve organizações mundiais em redes para combate aos inimigos, alguns exemplos disso é a Santa aliança para punição dos ataques de Napoleão, a união com o Tratado de Versalhes, as organizações dos blocos de guerras 1° e 2° e a Doutrina Bush citada pelo Lukas. no Brasil, a guerra do Paraguai uniu Brasil, Argentina e Uruguai no combate...
Os EUA segue com organizações em redes para defesa de potenciais inimigos...
-
Letra B
A tendência contemporânea que impulsiona a formulação e estratégias estadunidenses mais abrangentes, num contexto no qual não existem apenas inimigos reais, mas potenciais, e a propagação de organizações em redes, podem assegurar maior controle do espaço global, e manter a disseminação de suas ideias e valores, além de consolidar um ambiente sobre o qual Washinton é um grande protagonista.
-
Dá pra fazer por eliminação.
A, C e D não são tendência contemporâneas.
A E não justificaria o texto, como que um mundo onde a diplomacia cresce haveria necessidade de aumentar estratégias mais abrangentes de defesa?
Logo, gabarito letra B.
-
Organizações em redes = terrorismo
A propagação do terrorismo impulsiona a formulação de estratégias mais abrangentes.