SóProvas


ID
5009887
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial, e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua, configurando densas regiões urbanizadas.


MOURA.R. Arranjos urbano-regionais no Brasil: especificidades e reprodução de padrões. Disponível em: www.http://www.ub.edu. Acesso em: 11 fev. 2015


O resultado do processo geográfico descrito foi o(a)

Alternativas
Comentários
  • A urbanização brasileira foi marcada pelo processo lento e desigual. Devido ao não planejamento, muitos aglomerados humanos originaram cidades que, temporalmente, desapareceram e outros se mantiveram. O crescimento do efetivo populacional desses aglomerados causou a expansão do sítio urbano, o que trouxe vários impactos negativos. Dentre os quais podemos destacar o crescimento de zonas favelizadas, o desemprego, a separação do processo de integração de grupos sociais, a criminalidade e a poluição do ar e da água.

    Letra B

  • No Brasil atualmente cerca de oitenta e cinco por cento da população reside em espaços considerados urbanos. Isto significa que este tema é recorrente e muito importante em qualquer planejamento de estudos. O texto de apoio trás argumentos sobre a urbanização brasileira e destaca como na segunda metade do século XX as grandes cidades do Brasil se tronaram ainda maiores e densas. O enunciado questiona qual a consequência desse processo apontada corretamente nas opções. 

    A) A escala geográfica local é aquela que abrange o espaço mais restrito, que envolve a circulação das pessoas que vivem num lugar. Como o próprio texto afirma as metrópoles brasileiras ficaram enormes e a escala local não sai valorizada como consequência desse processo.

    B) Os aglomerados urbanos citados no texto são áreas que se desenvolvem a partir das necessidades diretas dos que as ocupam. Isto significa que estas pessoas chegam num local e constroem em geral com uma ocupação irregular e desprovida de infraestrutura prévia de serviços e necessidades básicas como arruamento, saneamento e planejamento básico. Assim os poucos serviços que existem nessas áreas chegam após a ocupação, são precários, e as ocupações em geral de difícil acesso e povoadas por pessoas de baixa renda com ocupações de menor qualificação e remuneração. Assim tornam-se periferias dos espaços centrais das grandes metrópoles. Alternativa correta. 

    C) O transporte ferroviário, quando existe em grandes metrópoles, é capaz de dinamizar a ocupação de áreas distantes e periféricas em relação aos centros. Porém não existiu em grande parte das metrópoles brasileiras que mesmo assim experimentaram o mesmo processo de crescimento desordenado.

    D) O planejamento urbano metropolitano é em geral tarefa dos municípios e eventualmente envolve estados. Mesmo assim isto por si só não significa que o crescimento urbano desordenado tenha um único responsável entre estados municípios e a União ( governo federal). 
    E) O consórcios existem para lidar com problemas maiores que os limites de um único município como a coleta e descarte adequado de resíduos sólidos, o transporte intermunicipal e o abastecimento de água. Sua existência é incentivada pela ocorrência de grandes metrópoles e não inibida. 


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • É um processo muito atrelado ao conceito urbano de gentrificação: à medida que as cidades vão crescendo e se desenvolvendo, as populações pobres vão sendo afastadas, potencializando a desigualdade social.

  • Letra B

    O crescimento das cidades brasileiras, a partir de meados do século XX, provocou a metropolização dos grandes espaços urbanos. Porém, a urbanização do Brasil foi marcada pela segregação socioespacial que levou à expansão das cidades para as áreas periféricas.

  • Letra B

    O crescimento urbano está vinculado ao desenvolvimento da atividade industrial e a geração de empregos. Quanto maior as amenidades urbanas, morar próximo ao local de trabalho, próximo aos centros comerciais, maior será o custo de moradias. Desse modo, o crescimento urbano é marcado pela expansão de áreas periféricas.

  • GABARITO - B

    ...as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua... Isso se refere às periferias.

  • O processo de urbanização no Brasil se deu principalmente com a exclusão do acesso a terra do trabalhador rural, que se viu obrigado a migrar em busca de mão de obra, para os novos polos. O crescimento urbano-industrial foi feito então concomitantemente, em conjunto com o discurso desenvolvimentista da modernização e civilidade. É muito comum ouvir a ideia de que o campo é atrasado e primitivo enquanto a cidade simboliza o moderno e civilizado. Porém, a urbanização foi feita com uma promessa de melhores condições de trabalho mas na verdade gerou problemas sociais profundos pela desigualdade na distribuição de renda e na segregação sócio espacial.

  • Projeto Enem com correção de Redação

    ✅ Notas de acordo com cada competência .

    ✅ Detalhamento do que pode ser melhorado em cada parágrafo .

    ✅ Dicas sobre o que deve estudar.

    Pacotes:

    1 redação: R$8,00

    2 redações: R$10,00

    Whatsapp para contato

    21985748011

    Professora Ana Paula

  • A segregação socioespacial é um processo de formação de lugares desiguais que, muitas vezes, ocorre dentro de uma mesma cidade