-
A questão traz uma explicação sobre compostos à base de
celulose que são utilizados como revestimento de medicamentos, para que a
liberação do fármaco (princípio ativo) ocorra
APENAS quando em contato ao pH
próximo da faixa de neutralidade (aproximadamente 7).
Analisando o enunciado, podemos perceber que o revestimento
do fármaco garante que ele seja liberado apenas quando o pH estiver perto de 7,
quando é neutro, e em solução aquosa. Então, durante o processo digestivo, o
medicamento não poderá ser liberado na boca apesar do seu pH neutro, pois não há solução
aquosa, e não será liberado no estômago, por seu pH ser bastante ácido. No sistema digestivo,
existem alterações nos níveis de pH ao longo do processo de digestão, que
inicia na boca, com o auxílio das enzimas amilase salivar ou ptialina. O pH
aproximado da boca é 7 (neutro). A faringe e o esôfago levam o alimento até o
estômago, onde o suco gástrico associado ao ácido clorídrico deixam o pH do
estômago ácido, em torno de 2. A massa alimentar então recebe um banho de bile
e suco pancreático, com pH entre 8 e 9 (alcalino), quebrando as moléculas e tornando
o alimento absorvível pelo organismo. Os nutrientes passam para os capilares do intestino delgado e depois seguem para o intestino grosso e ânus, onde o processo digestório se finaliza. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F.
Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
Fonte da imagem: Site biologiatotal.com.br
Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de
celulose?
a) Diminuir a
absorção do princípio ativo no intestino. Esse revestimento não possui a
capacidade de diminuir a absorção, e sim de liberar apenas quando em contato
com pH neutro em solução líquida. Incorreta.
b) Impedir que o
fármaco seja solubilizado no intestino. O fármaco será solubilizado e
absorvido pelo intestino, por seu pH neutro, e não impedido. Incorreta.
c) Garantir que o
fármaco não seja afetado pelas secreções gástricas. O revestimento de
celulose impede que as secreções gástricas afetem o princípio ativo do fármaco.
CORRETA.
d) Permitir a
liberação do princípio ativo pela ação das amilases salivares. As enzimas
amilases salivares fazem parte da digestão da boca, onde não há solução aquosa
e absorção do fármaco. Incorreta.
e) Facilitar a
liberação do fármaco pela ação dos sais biliares sobre o revestimento. Ele
facilita com a ação dos sais, porém a finalidade desse revestimento é proteger
o fármaco das secreções gástricas, que são ácidas. Incorreta.
Gabarito do
professor: Letra C.
-
Ph do estomago= 2 , ácido. Ph intestno=8, próximo ao neutro (7).
Logo elimina-se a A e a B.
Os sais biliares sao emulsificantes, apenas dividem os lipídeos e não digerem celulose, portanto elimina-se a letra E.
No texto diz que a substancia (celulose) é utilizada para garantir que o medicamento seja liberado em ph próximo ao neutralidade, ou seja, ele vai ter que passar por regiões de ph diferente, não só pela boca.. Isso ns faz eliminar a D.
Deste modo, olhando os dados bibliográficos do texto, que diz capsulas gastrorresistentes e concluindo as assertivas acima, denota-se que o medicamento vai resistir ao ph do suco gastrico no estômago, que é 2 e chegar ao intestino, onde será liberado. C
Força estudante, tudo de bom, não desista. O sucesso é questao de temo para você!
-
A questão traz uma explicação sobre compostos à base de celulose que são utilizados como revestimento de medicamentos, para que a liberação do fármaco (princípio ativo) ocorra APENAS quando em contato ao pH próximo da faixa de neutralidade (aproximadamente 7).
Analisando o enunciado, podemos perceber que o revestimento do fármaco garante que ele seja liberado apenas quando o pH estiver perto de 7, quando é neutro, e em solução aquosa. Então, durante o processo digestivo, o medicamento não poderá ser liberado na boca apesar do seu pH neutro, pois não há solução aquosa, e não será liberado no estômago, por seu pH ser bastante ácido. No sistema digestivo, existem alterações nos níveis de pH ao longo do processo de digestão, que inicia na boca, com o auxílio das enzimas amilase salivar ou ptialina. O pH aproximado da boca é 7 (neutro). A faringe e o esôfago levam o alimento até o estômago, onde o suco gástrico associado ao ácido clorídrico deixam o pH do estômago ácido, em torno de 2. A massa alimentar então recebe um banho de bile e suco pancreático, com pH entre 8 e 9 (alcalino), quebrando as moléculas e tornando o alimento absorvível pelo organismo. Os nutrientes passam para os capilares do intestino delgado e depois seguem para o intestino grosso e ânus, onde o processo digestório se finaliza. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de celulose?
a) Diminuir a absorção do princípio ativo no intestino. Esse revestimento não possui a capacidade de diminuir a absorção, e sim de liberar apenas quando em contato com pH neutro em solução líquida. Incorreta.
b) Impedir que o fármaco seja solubilizado no intestino. O fármaco será solubilizado e absorvido pelo intestino, por seu pH neutro, e não impedido. Incorreta.
c) Garantir que o fármaco não seja afetado pelas secreções gástricas. O revestimento de celulose impede que as secreções gástricas afetem o princípio ativo do fármaco. CORRETA.
d) Permitir a liberação do princípio ativo pela ação das amilases salivares. As enzimas amilases salivares fazem parte da digestão da boca, onde não há solução aquosa e absorção do fármaco. Incorreta.
e) Facilitar a liberação do fármaco pela ação dos sais biliares sobre o revestimento. Ele facilita com a ação dos sais, porém a finalidade desse revestimento é proteger o fármaco das secreções gástricas, que são ácidas. Incorreta.
-
Vocês são feras!!
-
Letra C
De acordo com o enunciado, o revestimento à base de celulose (polissacarídeo) garante que o fármaco só seja liberado em soluções aquosas com o pH próximo à neutralidade (intestino delgado). No trato digestório humano, tal característica protege o fármaco das secreções gástricas (pH ácido).
-
Letra C
O revestimento de medicamentos com polímeros a base de celulose protege o fármaco do pH estomacal, permitindo que no intestino, com pH próximo ao neutro (8), o fármaco seja liberado. Outra função associada ao revestimento que se encontra no enunciado é evitar a recepção de sabor ruim na cavidade bucal.
-
Pensem que, se o revestimento serve para evitar que você sinta gostos ruins, então ele não começa pela boca. Elimina a D.
Sabendo o pH do estômago, você já eliminaria o restante.
Questão muito bem formulada.
-
"soluções aquosas cujo pH se encontre próximo da faixa da neutralidade.", por mais que a boca tenha caráter neutro, ela nao possui água, apenas o intestino contém ambas características, e ele vem justamente após o estomago, de carater muuuito acido, que poderia, com facilidade, destruir os compostos medicamentosos mesmo após a sua absorção.
-
Gente, todas as explicações explicam muito bem a resolução da questão, mas tem um detalhe que eu gostaria de comentar. Na fonte, está escrito " Análise de perfil de dissolução de cápsulas gastrorresistentes " GASTRORRESISTENTES - > GASTRO - estômago, ou seja, não se degrada no estômago. Sabendo disso você já sabe que a C é correta, uma vez que fala sobre evitar ser afetado pelas secreções GÁSTRICAS. Leia sempre a fonte, pode ajudar muitas vezes!
-
gente, DICA DE OURO. SEMPRE LEIA A FONTE!!!
Nessa questão era só você ver que as cápsulas são gastrorresistentes. Quer aprender suas matérias dos pesadelos em minutos de uma forma bem fácil? Siga o canal Ciensácio
https://youtube.com/channel/UCTbg3rFB1_0LCiOyYUNp7fg