SóProvas


ID
5009938
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As panelas de pressão reduzem o tempo de cozimento dos alimentos por elevar a temperatura de ebulição da água. Os usuários conhecedores do utensílio normalmente abaixam a intensidade do fogo em panelas de pressão após estas iniciarem a saída dos vapores.

Ao abaixar o fogo, reduz-se a chama, pois assim evita-se o(a)

Alternativas
Comentários
  • Diminuir o fogo NÃO É DESLIGAR! Como o fogo continua aceso, a panela continua recebendo energia e a pressão aumentando e a dilatação acontecendo

  • O início da saída de vapores pela válvula da panela é um indicador de que a água entrou em ebulição no interior da mesma, o que geralmente ocorre acima de 100°C devido à maior pressão sobre a água.

    Durante a ebulição, a temperatura da água permanece constante. Por isso, é recomendável abaixar a intensidade da chama, evitando-se com isso o consumo desnecessário de gás.

    A manutenção da chama do fogão com maior intensidade faz apenas com que a água vaporize mais rapidamente dentro da panela.

    a) aumento da pressão interna e os riscos de explosão. Temperatura constante, pressão interna constante

    B) dilatação da panela e a desconexão com sua tampa. O fogo só estará menor, então terá dilatação sim.

    C) perda da qualidade nutritiva do alimento. A perda da qualidade está relacionada ao tempo que o alimento fica exposto sem ser consumido, a não a diminuição da temperatura...

    D) deformação da borracha de vedação. Essa borracha de vedação auxilia no aumento da dilatação, AINDA TERÁ FOGO, ENTÃO TERÁ DILATAÇÃO e a borracha vai deformar.

    E) consumo de gás desnecessário. Ok, como já explicado no comentário acima.

  • Letra E

    O inicio da saída de vapores pela válvula da panela é um indicador de que a água entrou em ebulição no interior da mesma, o que geralmente ocorre acima de 100 graus Celsius devido à maior pressão sobre a água.

    Durante a ebulição, a temperatura da água permanece constante. Por isso, é recomendável abaixar a intensidade da chama evitando-se com isso o consumo desnecessário de gás.

    A manutenção da chama do fogão com maior intensidade faz apenas com que a água vaporize mais rapidamente dentro da panela.

  • Pelos conhecimentos da calorimetria de calor sensível e calor latente, sabe-se que no momento em que se inicia uma mudança de fase (como o início da formação de vapor ou então o borbulhamento), não ocorre, ao mesmo tempo, uma variação na temperatura.

    Portanto, não adianta permanecer com o fogo alto (que gasta mais gás), sendo que a temperatura do líquido na panela não aumentará, até que todo o líquido ja tenha mudado de fase (virado vapor).

    Então é mais vantajoso abaixar o fogo, mantendo o fornecimento de energia, sem que gaste desnecessariamente gás de cozinha.